O ano letivo chegou ao fim e a equipa técnica da Escola de Segunda Oportunidade de Lisboa, apostou em força no processo de divulgação desta resposta socioeducativa junto dos agrupamentos de escolas já envolvidos e de todos os parceiros dos territórios identificados como prioritários pelo PRR.
Neste trabalho, as parcerias são fundamentais para o sucesso da intervenção que abrange também esta fase inicial de divulgação, receção de sinalizações, diagnósticos das sinalizações recebidas, entrevistas motivacionais e elaboração das propostas de constituição das novas turmas para cada Agrupamento de Escolas.
Deste modo, após a receção das sinalizações feitas pelos diferentes agentes socioeducativos dos 3 territórios, a equipa técnica realizou um diagnóstico inicial para aprofundar a recolha de dados sobre cada jovem sinalizado e verificar se cumprem os critérios de seleção E2O ou por algum motivo têm indicação de exclusão inicial.
O próximo passo é convocar os jovens e os encarregados de educação para a entrevista motivacional. Estas têm como objetivo, apresentar o projeto, conhecer melhor o jovem e a família e esclarecer dúvidas que possam surgir. As entrevistas têm um caráter seletivo e a decisão final é comunicada no início do mês de setembro.
A divulgação, sinalização, diagnóstico e entrevista, permite avaliar e identificar os futuros jovens da E2O para o ano letivo 2024/2025, aproximando desde uma fase inicial a relação técnico-jovem, técnico-encarregado de educação e técnicos-parceiros e entidades envolventes.
Este é um trabalho que se irá prolongar até setembro ao início do próximo ano letivo.