O dia 11 de dezembro testemunhou (para além do muito frio sentido) uma “peregrinação” dos nossos jovens pelas ruas do Bairro do Condado. Esta iniciativa foi promovida pela Gebalis, no âmbito do projeto “Observar para Cuidar Júnior” e consistiu num peddy-paper com o propósito de suscitar a reflexão em torno dos comportamentos cívicos dos habitantes desta comunidade.
Ao longo do percurso, os jovens encontraram muito lixo espalhado pelas ruas, equipamento público degradado e paredes “decoradas” com gatafunhos e “arte rupestre” de gosto muito duvidoso.
Para além destes encontros imediatos (não desejáveis), tiveram ainda a oportunidade de ser recebidos por algumas instituições que desenvolvem um trabalho de grande mérito em prol de uma sociedade mais justa e equitativa: a Associação de Moradores do Bairro do Condado; a Confederação Nacional de Organizações de Pessoas com Deficiência CNOD e a Associação Promotora de Emprego de Deficientes Visuais.
A cereja no topo do bolo foi o momento em que as duas equipas disputaram, de forma mais apaixonada, um jogo da glória com a temática do civismo. O desempenho dos nossos jovens dá-nos motivos para perspetivar um futuro mais risonho e um bairro mais agradável, povoado por cidadãos exemplares.