No âmbito do projeto de Mediação Escolar, a convite do GAAF do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, Ana Vicente, dinamizou, de forma presencial, no dia 5 de março, a ação de sensibilização, “Caminho para uma Comunicação Assertiva”, dirigida a 15 assistentes operacionais/técnicos daquele agrupamento. Foi uma sessão muito participada, refletida e que permitiu partilhar algumas experiências e boas práticas. No final, reconheceu-se a necessidade de estarmos atentos à forma como comunicamos com os outros, ao tom de voz empregue, à comunicação não verbal apresentada pelo nosso interlocutor, à empatia para com o outro.
No dia 11 de março, a técnica Teresa Damas e a estagiária de psicologia Eliana Lopes dinamizaram duas sessões de sensibilização com a temática “A Magia e o Poder da Empatia” na Escola E. B. 1 de S. João do Campo. O objetivo foi promover a compreensão e a prática da empatia entre as crianças do 1.º ciclo, incentivando comportamentos mais ajustados e relações mais saudáveis. Participaram 50 crianças e 6 adultos (professores e assistentes operacionais). A ação teve como foco a importância de se colocar no lugar do outro, ouvir e respeitar, compreender sentimentos e necessidades, não discriminar nem fazer julgamentos, de modo a promover um ambiente de amizade, de colaboração e respeito mútuo. Foram realizadas dinâmicas interativas, exibidos vídeos inspiradores e explorada a história infantil “O pequeno livro da empatia”, que permitiram às crianças uma reflexão sobre a importância de agir com empatia no seu dia a dia.
No dia 13 e 25 de março, a técnica Ana Vicente dinamizou, em formato online e presencial, a sessão intitulada “Vamos construir uma escola melhor! Consciencializar para a indisciplina e o conflito!”. A iniciativa contou com a participação de 26 crianças do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vila Verde (online) e 22 alunos, de uma turma do 11º ano do Agrupamento de Escolas de Pombal. Partindo da questão “O que precisamos para uma escola melhor?”, refletiu-se sobre a importância de desenvolver competências socioemocionais que promovam o Saber Estar e o Saber Ser, fortalecendo, assim, o sentimento de pertença à escola. Foram abordados temas essenciais como o respeito pelas regras, a importância de dar o exemplo, a assertividade e a empatia, a valorização da diferença e a responsabilidade individual nas relações interpessoais. Sublinhou-se ainda que os conflitos fazem parte do quotidiano escolar e devem ser encarados de forma positiva, como oportunidades de crescimento e de aprendizagem. Neste sentido, destacou-se a relevância de uma comunicação eficaz e assertiva, bem como do reconhecimento e gestão das emoções. Com estas sessões, procurou-se sensibilizar os alunos para o seu papel ativo na construção de um ambiente escolar mais harmonioso e inclusivo, onde todos possam aprender e crescer em segurança e respeito mútuo.
No dia 25 de março de 2025, o IAC – Polo de Coimbra fazendo-se representar pelo técnico José Coelho, dinamizou cinco sessões de sensibilização, intituladas de “Somos todos diferentes!”, para alunos dos 9ºs anos de escolaridade, no Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo. Estas sessões que contaram com a presença de 88 alunos visam estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos, que tiveram a oportunidade de refletir sobre temáticas como a intolerância, o preconceito e discriminação, alertando para a importância da inclusão de todos e do papel ativo e interventivo de cada um para uma sociedade mais sã e mais justa. Os alunos participaram em dinâmicas que potenciam a criação de laços e que permitem o desenvolvimento de um espírito mais empático e altruísta. Salienta-se, segundo a opinião dos presentes, o cariz dinâmico e pertinente desta ação de sensibilização.
No passado dia 26 de março, Inês Vieria dinamizou uma sessão de formação sobre “Como fortalecer a comunicação com as crianças”, destinada a pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas de Abação. A iniciativa contou com a participação de 9 pais e decorreu no âmbito do trabalho desenvolvido pelos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF). A sessão teve como objetivo proporcionar estratégias práticas e reflexivas para melhorar a comunicação entre pais e filhos, promovendo relações mais próximas, respeitosas e eficazes. Foram abordados temas essenciais como a escuta ativa, a importância do diálogo positivo, a gestão de emoções nas interações familiares e o impacto do reforço positivo na autoestima das crianças. Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar experiências, esclarecer dúvidas e explorar novas abordagens para lidar com os desafios do dia a dia na educação dos filhos. A formação foi marcada por momentos de envolvimento e interação, reforçando a importância do apoio parental para o desenvolvimento saudável das crianças.