Escola? Agora só em outubro!

O mês de junho foi o finalizar de várias atividades em contexto escola que decorreram ao logo do ano letivo. 

As sessões lúdico-pedagógicas subordinadas aos direitos e deveres das crianças, que realizámos na EB1/JI do Condado e Santa Maria dos Olivais para as crianças do 1º ciclo, culminaram, no 3º período, com o Direito a Brincar. Graças a uma generosa oferta pela empresa LEXIS NEXIS Risk Solutions, as crianças construíram uns binóculos para poderem observar, com maior detalhe, por exemplo, os bichinhos da natureza! Embora com menor regularidade, também as crianças do JI da EB1/JI do Condado usufruíram, uma vez por trimestre, de uma sessão lúdico-pedagógica, sendo que a última foi também sobre o direito a brincar, com a dinamização de jogos no pátio da escola. 

A equipa também conseguiu concluir com sucesso as animações de intervalo que estavam previstas para este ano letivo. Uma vez por mês, toda a equipa do CAC deslocou-se à EB1/JI do Condado, “acompanhada” pela unidade móvel lúdico-pedagógica e animou, com jogos e ateliers, o intervalo da manhã de todas as crianças da escola.  

Foi também em junho que a equipa realizou a última sessão na turma de 6º ano, da Escola Básica e Secundária Luís António Verney. Durante dois anos letivos, trabalhámos competências relacionadas com as relações interpessoais, procurando dar ferramentas para a as crianças se relacionarem de forma mais harmoniosa com os seus pares, melhorando a escuta ativa, o respeito pelo outro e a resolução de conflitos. 

Por último, e no âmbito do protoloco com o Programa Proinfância promovido pela Fundação “la Caixa”, a equipa do CAC finalizou os 3 grupos de estudo apoiado que decorreram na EB1/JI dos Lóios e EB1/JI Aquilino Ribeiro, ambas no território de Marvila e pertencentes ao Agrupamento de Escolas D. Dinis.  

Para o próximo ano letivo, fica a promessa de voltarmos às escolas e de continuarmos a desenvolver estas atividades, sempre numa lógica de parceria, cooperação e interajuda, tendo sempre como principal objetivo a prevenção de comportamentos de risco e a sensibilização para os direitos das crianças.  Escola, agora só em outubro! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp