No âmbito do trabalho de implementação da Escola de Segunda Oportunidade, tendo chegado ao fim mais um ano letivo e, feito o balanço do ano chegou a altura de divulgar a nossa resposta e encetar o processo de seleção de jovens para o próximo ano letivo.
O processo inicia-se com a divulgação da Escola de Segunda Oportunidade, com recurso ao massmail e através das redes sociais do IAC. Também no site do IAC está a informação e o link para as sinalizações disponível ao longo de todo o ano.
Até ao momento foram rececionadas cerca de 90 novas sinalizações de jovens para integrar a E2O no ano letivo 2025-2026, cujos territórios de origem são distribuídos por toda a cidade de Lisboa, com especial incidência nas freguesias de Marvila, Lumiar e Santa Clara.
Após a receção da sinalização é feito o aprofundamento do diagnóstico de cada jovem através de contato telefónico com a entidade que sinalizou e, é agendada uma entrevista motivacional com o jovem e o seu representante legal/ encarregado de educação.
Na entrevista é apresentada a E2O, são recolhidos dados sobre o percurso escolar do jovem, os seus gostos e áreas vocacionais de interesse e, como estratégia, a entrevista é divida em 3 momentos: um primeiro em que o jovem está com o representante legal e, outros dois, em que o jovem está sozinho e de seguida em que o representante legal está sozinho.
Feitas as entrevistas, em reunião de equipa são apresentados e analisados os casos de cada jovem à luz do perfil e dos requisitos de entrada na E2O. A decisão final relativa às admissões é tomada posteriormente com o envolvimento dos agrupamentos de escolas nossos parceiros.
No ano letivo 2025-2026, teremos 4 turmas a funcionar, abrangendo de cerca de 65 jovens.