Apoiantes
Lista de Apoiantes
Ana Jorge (Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa)
Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Pediatra, Presidente da Comissão Nacional Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés da UNICEF. Presidente do Centro Garcia de Orta – Formação, Ensino e Investigação, do Hospital Garcia de Orta. Coordenadora da Unidade de Missão para Instalação dos Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Foi Ministra da Saúde no XVII Governo Constitucional e no XVIII Governo Constitucional. Membro do Grupo Coordenador do Sector de Humanização e do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Ana Sani (Professora Universitária na Universidade Fernando Pessoa)
Professora Associada com Agregação da Universidade Fernando Pessoa Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho; coordenadora do mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime; Co-coordenadora de Eixo Pedagógico (Psicologia da Justiça) na Clínica Pedagógica de Psicologia (CPP) da UFP e perita forense. Co-coordenadora e Investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC). Desenvolve investigação nos temas da vitimação e proteção da criança. Autora de várias publicações nacionais e internacionais nas áreas de Vitimologia, Psicologia Forense e criminologia.
Ana Nunes de Almeida (Socióloga e Investigadora Coordenadora do ICS)
Socióloga, Investigadora Coordenadora e Presidente do Conselho Científico do Instituto
de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Coordenadora, em 1999, de um estudo pioneiro em Portugal sobre maus-tratos às crianças na família. Tem, desde então, desenvolvido investigação na área da infância, nomeadamente: as crianças e a internet; as crianças e a crise; infância, catástrofes e culturas de resiliência; crianças e animais, as fronteiras do humano – não humano; ética e estudos com crianças. Membro do Bureau do Comité de Recherche Sociologie de l’Enfance da Association Internationale des Sociologues de Langue Française. Membro da Direção da Research Network Children and Childhood da European Sociological Association.
Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Ana Sofia Gomes (Professora da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada)
Professora da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada e investigadora do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA), advogada e autora de livros e artigos sobre o Direito da família e das crianças publicados em Portugal e no estrangeiro.
Armando Leandro (Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, Jubilado.)
Carlos Alberto Poiares (Vice-Reitor da Universidade Lusófona)
Clara Sottomayor (Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça)
Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça. Doutoramento em Direito Civil pela Universidade Católica Portuguesa. Foi juíza no Tribunal Constitucional. Recebeu o “Prémio Mulher Activa 2003”. Coordenou diversos cursos e pós-graduações na Universidade Católica de Lisboa e no Porto. Foi cofundadora da Associação Projeto Criar e da Associação Dignidade, colaborando também com a União de Mulheres Alternativa e Resposta. Foi Juíza Social no Tribunal de Família e Menores do Porto. Participou em projetos na área da violência doméstica, responsabilidades parentais, adoção e abuso sexual de crianças, tendo obras publicadas. É membro honorário da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas. Recebeu o prémio de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Conceição Cunha (Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto)
Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto, Investigadora
do Centro de Estudos em Investigação em Direito (CEID), Doutorada em Direito na área das Ciências Jurídico-Criminais pela Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa, em 2009.
Participou ativamente no projeto europeu HandsUP – Promoting the Effective Elimination of Corporal Punishment Against Children, enquanto representante da Universidade Católica do Porto (Escola de Direito).
Daniel Sampaio (Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa)
Professor Catedrático Jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Doutoramento em Psiquiatria. Foi Diretor do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria. Cofundador do Núcleo de Estudos do Suicídio, Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar e da Sociedade Portuguesa de Suicidologia. Fundou em 1979 a Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Foi membro do Conselho Técnico-Científico da Casa Pia de Lisboa. Publicou diversos livros e artigos sobre a temática da adolescência. Condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
David António Rodrigues (Conselheiro Nacional de Educação)
Professor de Educação Especial, docente na Universidade Técnica de Lisboa. Doutorou-se em 1987 com uma tese sobre crianças com Paralisia Cerebral. Coordenou o Pólo do Projeto Minerva da Universidade Técnica (1987/1993), – Tecnologias Digitais para alunos com deficiência. Coordenou na UTL o Mestrado em Educação Especial (1991-2009) e o Curso de Terapias Expressivas – Musicoterapia e Dança Terapia (1999), primeiros cursos com esta temática em universidades portuguesas. Integrou o Grupo de Peritos sobre Inclusão Social junto do Conselho da Europa e foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança. Em 2017 foi galardoado com o “Distinguished International Leader Award” pelo Council for Exceptional Children – DISES (Estados Unidos) e, por este facto, recebeu um Voto de Congratulação unânime do Plenário da Assembleia da República (205/XIII).
Emílio Salgueiro (Professor Catedrático Jubilado do Instituto Superior de Psicologia Aplicada)
Cofundador do Instituto de Apoio à Criança. Doutoramento em Psiquiatria. Professor Catedrático do Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Psicanalista didata da Sociedade Portuguesa de Psicanálise e membro da sua comissão de ensino, bem como da Associação Psicanalítica Internacional, em Londres, desde 1984. Professor na Clínica Universitária de Pediatria do Hospital de Santa Maria e coordenador do núcleo de Saúde Mental Infantil e Juvenil. Professor na Faculdade de Medicina de Lisboa e na Faculdade de Motricidade Humana. Foi Presidente da Direção do Centro Doutor João dos Santos – Casa da Praia. Foi Presidente do Colégio de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Ordem dos Médicos. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Francisca de Magalhães Barros (Ativista de Direitos Humanos)
Ativista de Direitos Humanos. Tem tido iniciativas com milhares de signatários junto do parlamento português, designadamente para clarificar o estatuto de vítima das crianças que testemunham ou vivam em contexto de violência doméstica.
Pintora.
Colunista do jornal SOL.
Guilherme d'Oliveira Martins (Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian)
Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Presidente do Tribunal de Contas. Foi Ministro da Presidência. Foi Ministro das Finanças. Foi Ministro da Educação. Vice-Presidente da Comissão Nacional da UNESCO. Professor Catedrático Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). Foi Presidente do Centro Nacional de Cultura entre 2002 e 2016. É Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusíada. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Henrique Barros (Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP)
Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP e Presidente do Conselho Nacional de Saúde. Foi membro do Conselho Científico para as Ciências da Saúde da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2004-12), Coordenador Nacional para a Infeção VIH/Sida (2005-11), membro da comissão executiva da Comissão de Ética para a Investigação Clínica (2009-16) e membro do comité científico da Science Europe (MED). É Professor Catedrático de Epidemiologia desde 1999. Trabalhou na criação dos mestrados de Saúde Pública, Epidemiologia, Educação para a Saúde e Sociologia e Saúde, bem como dos programas de doutoramento em Saúde Publica da Universidade do Porto e em Saúde Pública Global – um programa académico baseado no ensino e investigação de quatro escolas portuguesas, financiado pela FCT, que dirige. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Hermano Carmo (Professor Catedrático Jubilado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa)
Professor Catedrático no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP). Professor Catedrático convidado na Universidade Aberta. Doutoramento em Ciências da Educação. Avaliador Supervisor dos primeiros projetos do Instituto de Apoio à Criança no âmbito dos Programas Europeus de Luta Contra a Pobreza. Membro do Fórum da Governação Integrada (GOVINT). Investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas do ISCSP e do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta, nas áreas de educação para a cidadania, educação à distância, intervenção social para a inclusão social, problemas sociais complexos e governação integrada. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Isabel Soares (Professora Catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho)
Professora Catedrática da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, tendo sido presidente entre janeiro de 2013 e janeiro de 2016.
Fez o seu doutoramento na Universidade do Porto e ingressou na Universidade do Minho em 1993.
A sua atividade docente ao nível do mestrado e do doutoramento inclui unidades curriculares no âmbito da Psicologia do Desenvolvimento, Psicopatologia do Desenvolvimento e Vinculação.
Coordena o Grupo de Estudos de Vinculação, no qual tem investigado os efeitos da privação de cuidados parentais e da qualidade dos cuidados relacionais no desenvolvimento de crianças em acolhimento institucional.
No âmbito do Centro de Investigação em Psicologia é atualmente coordenadora da Unidade de Investigação em Desenvolvimento e Psicopatologia.
Jeni Canha (Médica pediatra e doutorada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra)
Médica pediatra e doutorada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, na área da Pediatria. Foi consultora de Pediatria do Hospital Pediátrico de Coimbra e Professora Auxiliar Convidada de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Coordenou o Núcleo de Estudo da Criança de Risco do Hospital Pediátrico de Coimbra, que fundou em 1985. A sua tese de doutoramento resultou de um estudo de investigação clínica sobre maus tratos infantis, que realizou no Hospital Pediátrico de Coimbra, e que teve por título “Criança maltratada – O papel de uma pessoa de referência na sua recuperação. Estudo prospectivo de 5 anos”. Este trabalho foi galardoado com uma menção honrosa no Grande Prémio Bial de Medicina 1998. Tem participado ativamente na defesa e proteção das crianças maltratadas junto dos Tribunais e das Comissões de Proteção das Crianças e Jovens em Risco.
João Couvaneiro (Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)
Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Instituto Universitário Egas Moniz. Vice-Presidente e Vereador da Câmara Municipal de Almada 2017-2021, Vogal do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional – ANQEP, Assessor do Gabinete do Secretário de Estado da Educação, Professor Coordenador e Diretor da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Almada.
João Pedro Gaspar (Presidente da PAJE - Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos)
Presidente da PAJE – Plataforma de Apoio a Jovens (Ex)acolhidos.
Licenciado em Geologia, Mestre em Geociências (Pré-Bolonha), Doutor em Psicologia da Educação, com Pós-doutoramento em Educação Social pela Universidade de Coimbra.
Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20), do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD), do Instituto de Psicologia Cognitiva IPCDHS) e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social da PUC, Rio de Janeiro (LIPIS).
Docente em Pós-graduações e Formações na área da Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens em Risco, na Universidade Católica de Lisboa, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, na Escola Superior de Educação de Castelo Branco, no Instituto Superior de Serviço Social do Porto, na Escola Superior de Educação de Coimbra e no Instituto Superior Miguel Torga.”
Laborinho Lúcio (Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça e Escritor)
Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça e escritor. Membro Eleito da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. Foi Ministro da Justiça. Foi Diretor do Centro de Estudos Judiciários. Foi Inspetor do Ministério Público. É sócio fundador da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e da CrescerSer – Associação Portuguesa para os Direitos do Menor e da Família. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo pelo Presidente da República e com a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte, por Sua Majestade o Rei de Espanha. É Doutor Honoris Causa pela Universidade do Minho. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Leonor Beleza (Presidente da Fundação Champalimaud)
Presidente da Fundação Champalimaud. Membro do Conselho de Estado. Presidente do Conselho Geral da Universidade de Lisboa. Presidente da Direção da Associação Empresários pela Inclusão Social (EPIS). É membro honorário da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas. Foi Ministra da Saúde. Foi Secretária de Estado da Presidência do Conselho de Ministros. Foi Secretária de Estado da Segurança Social. Foi Vice-Presidente do Parlamento em duas legislaturas. Foi Professora Assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Luís Ribeiro (Presidente da Associação dos Profissionais de Educação de Infância - APEI)
Presidente da Associação dos Profissionais de Educação de Infância – APEI, Diretor Executivo e Diretor do Agrupamento de Escolas de Portel, Presidente da Assembleia de Freguesia de Bacelo, Requisitado na Direção Regional de Educação do Alentejo.
Manuel Sarmento (Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho)
Professor Associado com Agregação na Universidade do Minho. Doutoramento em Estudos da Criança e especializado em Estudos Socioeducativos. Diretor do Mestrado em Estudos da Criança. Professor visitante em universidades do Brasil e França. Investigador em Sociologia da Infância, com destaque para os seguintes temas: condição social da infância; políticas públicas para a infância; pobreza infantil; trabalho infantil; infância e cidade; culturas infantis. Foi Diretor do Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho, do Doutoramento em Estudos da Criança e membro do Conselho Nacional da Educação de Portugal e da Direção da Association Sociologique de Langue Francaise (AISLF). Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Manuela Eanes (Presidente Honorária do Instituto de Apoio à Criança)
Fundadora do Instituto de Apoio à Criança. Licenciada em Direito, trabalhou no Instituto de Obras Sociais em diversos serviços, designadamente em Projetos ligados a Infantários, Jardins-de-infância e Terceira Idade, Subdiretora da Obra Social do Ministério da Educação aquando da eleição do marido para a Presidência da República. Presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC) de 1983 a 2016. Presidente Honorária do IAC, é Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Manuel António da Mota, Presidente da Direção da Liga dos Amigos do Instituto Gama Pinto, membro do Conselho de Curadores da Fundação Millennium BCP e membro de diversos júris de prémios na área humanitária e social. Agraciada com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique em 1997, Prémio do Cidadão Europeu 2015 do Parlamento Europeu (PE).
Manuela Veríssimo (Professora Catedrática no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Instituto Universitário)
Professora Catedrática no Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário e Investigadora no Wiiliam James Center For Research.
Doutoramento em Psicologia do Desenvolvimento, Universite du Quebec, Canadá (1997).
Desenvolve investigação nos temas das Relações de Vinculação e Desenvolvimento Social. Autora de várias publicações nacionais e internacionais nas áreas em que é especialista.
Maria de Belém Roseira (Jurista)
Jurista. Foi Ministra da Saúde, Ministra para a Igualdade e Presidente da Assembleia-geral da Organização Mundial de Saúde. Foi Vice-Presidente da Assembleia da República e representante parlamentar no Conselho da Europa para as questões dos abusos sexuais em crianças. Foi Presidente da Assembleia-geral da União das Misericórdias Portuguesas, da União das Mutualidades, do Conselho Consultivo do Instituto de Higiene e Medicina Tropical e da Irmandade de S. Roque. Foi fundadora e membro da Direção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). Foi ainda fundadora da Associação Portuguesa de Psicogerontologia e da Liga de Amigos do Hospital de São Francisco Xavier. Condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo em 2005. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Maria Emília Brederode Santos (Presidente do Conselho Nacional de Educação)
Presidente do Conselho Nacional de Educação. Foi presidente do Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação de 1997 a 2002 e representante do Ministério da Educação na Comissão Nacional para a Educação em matéria de Direitos Humanos (Comissão Nacional para a Celebração do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e da Década das Nações Unidas para a Educação dos Direitos Humanos) de 1998 a 2004. Foi membro da Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e presidente do seu Conselho Científico e Conselho Geral. É membro do Conselho de Opinião da RTP, aí tendo desempenhado funções enquanto coordenadora do programa “Rua Sésamo”. É mestre em Análise Social da Educação pela Boston University, E.U.A. Recebeu o prémio Rui Grácio da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em 1992 e o prémio da Boston University General Alummi Association em 1994. Foi agraciada em 2004 com a Ordem da Instrução Pública pelo Presidente da República Jorge Sampaio.
Marta Santos Pais (Comissária do "Programa Nacional Nunca Esquecer – em torno da memória do Holocausto" e Comissária da Comissão Internacional contra a Pena de Morte)
Foi Representante Especial do Secretário-geral da ONU contra a Violência sobre as Crianças, entre 2009-2019. Exerceu funções no Centro de Estudos de Direito Comparado da Procuradoria – Geral da República. Foi representante de Portugal no Grupo do Comité dos Direitos Humanos da ONU para a redação da Convenção dos Direitos da Criança, entre 1979-1989. Foi membro do primeiro Comité dos Direitos da Criança da ONU, em Genebra (1991). Foi Diretora do UNICEF Office of Research – Innocenti (2001-2009), Diretora de Avaliacão, Política e Planeamento da UNICEF (1997-2001), Relatora do Comité dos Direitos da Criança (1991-1997) e Vice-Presidente do Comité de Coordenação de Políticas sobre a Criança do Conselho da Europa (1991-1997). É Doutora Honoris Causa pela Maria Grzegorzewska University. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Paula Sequeira (Presidente da Associação Dignidade)
Presidente da Associação Dignidade, Engenheira.
Paulo Pinto de Albuquerque (Juiz do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos)
Paulo Sargento Dos Santos (Diretor da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches)
Diretor da Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches e assessor do Presidente do Grupo Lusófona para a Saúde. Licenciatura em Psicologia Clínica, no ISPA ,realizou DEA em Psicologia Legal (ISPA/CEJ/WFPPA), pós graduação em Psicologia do Desenvolvimento – Universidade de Lisboa , DEA (MSc) em Psicobiologia (Universidad de Salamanca) , Suficiência Investigadora em Psicobiologia (Universidad de Salamanca) e Doutoramento em Neuropsicologia Clínica na Universidad de Salamanca.
Rosário Farmhouse (Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens)
É licenciada em Antropologia pela Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).
É Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e jovens. No âmbito das suas funções, é a representante de Portugal no Comité dos Direitos da Criança do Conselho da Europa onde ocupa o cargo de Vice-presidente.
Entre janeiro de 1996 e fevereiro de 2008 trabalhou no Serviço Jesuíta aos Refugiados de Portugal, tendo assumido as funções de Diretora desse serviço, entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2008. De 8 de fevereiro de 2008 a 30 de junho de 2014, foi Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural.
É Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa.
Rui Pereira (Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e no Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna)
Presidente do Conselho de Escola e Professor no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e no Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna. Foi Assistente na Faculdade de Direito de Lisboa e Professor Convidado nas Faculdades de Direito da Universidade Nova e da Universidade Lusíada. Foi membro do Conselho Superior do Ministério Público entre 2003 e 2007. Foi Coordenador da Unidade de Missão para a Reforma Penal em 2006-2007. Foi Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional em 2007. Foi Ministro da Administração Interna entre 2007 e 2011. Foi fundador do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada Terrorismo (OSCOT) e da Associação “100 violência”. Recebeu as Medalhas de Ouro dos concelhos de Oeiras e Chaves. Foi condecorado pela Suécia, Lituânia, Eslovénia, Malta e Polónia e com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Apoio à Criança.
Sónia Rodrigues (Presidente da Associação AjudAjudar)
Presidente da Associação AjudAjudar, Psicóloga investigadora externa (GIIAA da Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto) e supervisora de casas de acolhimento residencial.”
Teresa Vasconcelos (Professora coordenadora principal, com agregação (aposentada) da Escola Superior de Educação de Lisboa)
Professora coordenadora principal, com agregação (aposentada) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, onde formou gerações de educadores/as de infância e coordenou diversos mestrados e pós-graduações. Exerceu profissionalmente como educadora de infância e, também, em projetos de desenvolvimento comunitário e alfabetização de adultos, nomeadamente na conscientização de mulheres (no âmbito do movimento do Graal a que pertence). Doutorada pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, (EU) exerceu as funções de Diretora-Geral da Educação Básica (1996-1999), sendo responsável pelo Plano de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar em Portugal. Foi ainda membro do Conselho Nacional de Educação (2009-2012), tendo sido relatora da Recomendação sobre a Educação das Crianças dos 0 e os 3 anos. Foi condecorada pelo Presidente Jorge Sampaio com o grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública (2000).