Nota de Imprensa
O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas assinalou-se pela primeira vez em Portugal, por iniciativa do IAC (Instituto de Apoio à Criança) a 25 de maio de 2004.
Em 2004, com o intuito de combater as situações de desaparecimentos, raptos e abuso sexual a menores, o IAC criou a valência do SOS-Criança Desaparecida, a que todos podem ter acesso gratuito, 24/24h, através do número de telefone 116000. Este número europeu, anónimo e confidencial, assegura que em qualquer país da União Europeia, seja possível aceder à linha da Criança Desaparecida. Esta linha recebe apelos, via telefone, email, chat e WhatsApp de quem quiser comunicar desaparecimentos e/ou situações de abuso/exploração sexual, oferecendo aos apelantes orientação e apoio, a nível psicológico, jurídico e social.
Este ano, tal como nos anos anteriores, participaremos em várias campanhas internacionais e estaremos presentes nas escolas, com campanhas de prevenção e informação relativa ao tema.
Podem acompanhar as nossas atividades através das redes sociais do IAC, Instagram, Facebook, e site do IAC.
Instituto de Apoio à Criança
O desaparecimento de um filho! – Artigo do Drº Manuel Coutinho, Secretário Geral do IAC e Coordenador do SOS-Criança
Amber Alert
A rede AMBER Alert Europe e as suas instituições parceiras assinalam este dia com o lançamento do e-book ilustrado “A Roncante Aventura da Lebre”
“A Roncante Aventura da Lebre” foi criada com o objetivo de ensinar às crianças como evitar situações de perigo que podem levar ao seu desaparecimento..
Todos os anos, 300.000 crianças desaparecem na Europa. Para reduzir este número exorbitante, é importante capacitar as crianças mais novas com competências e o conhecimento de que necessitam para se manterem seguras.
Com a Roncante Aventura da Lebre são fornecidos às crianças importantes conselhos práticos, de uma forma lúdica e positiva.
Para mais informações acerca desta campanha, consulte o site: