No passado dia 15 de maio celebrou-se o Dia Internacional da Família e foi no âmbito das reuniões entre o Grupo da Escolaridade da Comissão Social de Freguesia de Santa Clara, que o desafio foi lançado.
O objetivo final era ter uma manta de retalhos conjunta que fosse representativa da Família, para expor no Parque Oeste na VI Caminhada da Família.
Cada entidade pertencente ao Grupo da Escolaridade teria que contribuir com uma pequena manta elaborada pelas crianças e jovens com quem trabalham.
Os jovens da Escola de Segunda Oportunidade dos territórios de Lumiar e Santa Clara iniciaram os preparativos com vários dias de antecedência nas sessões do Programa de Treino de Competências.
Começámos por refletir sobre o conceito de Família e o que significa para cada um de nós.
À medida que costurámos e desenhámos no nosso pedaço de tecido, surgiram palavras-chave que simbolizam e representam a família – que é casa, afeto, ternura, amor, união, mas também foi necessário desmistificar palavras com significado menos positivo, afinal, as famílias perfeitas não existem.
O resultado final foi uma enorme manta de pequenos retalhos cheia de sentimentos e partilhas, que esteve exposta neste Dia da Família, apesar da ventania.