No dia 28 de maio de 2024, realizou-se um webinar onde mais de uma centena de pessoas teve a oportunidade de conhecer o trabalho conjunto que foi realizado durante este ano letivo, através das ações de sensibilização realizadas com alunos. A iniciativa, organizada pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), contou com a presença de três figuras de destaque: a Dra. Dulce Rocha, presidente do Instituto de Apoio à Criança, a Dra. Merché Florenza, diretora de marketing da Fila Ibérica/Giotto, e a cantora e compositora Mimicat (representante portuguesa no Festival Eurovisão 2023) e conhecida também pelo seu ativismo em causas sociais.
A Dra. Dulce Rocha abriu o evento com um discurso sobre a urgência da salvaguarda dos direitos das crianças, fundamentais para combater o bullying, destacando também a necessidade da universalidade no combate “O bullying é um problema complexo que afeta crianças e jovens. Precisamos de unir esforços entre pais, educadores e a sociedade para criar ambientes seguros, não só através destas ações, mas também em formas de comunicar com as crianças, adaptando a linguagem ao quotidiano dos jovens “, afirmou Dra. Dulce Rocha.
Em seguida, a Dra. Merché Florenza partilhou a forma empenhada com que toda a sua equipa geriu e preparou durante meses esta campanha, desde a gestão do projeto até à sua operacionalização no terreno “Apesar dos progressos, a luta contra o bullying continua a ser um desafio que requer a cooperação contínua de toda a sociedade para além fronteiras, como aqui podemos testemunhar. A Giotto desde sempre colocou a educação como a sua principal responsabilidade social, refletindo o mesmo em apoios a projetos de educação, como este“, explicou a Dra. Merché Florenza, referindo também a importância da proximidade e dos meios
A intervenção de Mimicat trouxe uma perspetiva pessoal e emocional ao debate. A artista, que recentemente lançou o videoclip exclusivamente para esta campanha, um vídeo amplamente divulgado, partilhou a sua própria experiência. Quando questionada sobre o que a levou a abraçar este projeto, Mimicat refere que “A música foi o meu refúgio. Hoje, quero usar a minha voz para ajudar outras pessoas a superarem este problema. Precisamos falar abertamente sobre o bullying e criar redes de apoio para quem sofre”, disse Mimicat, destacando a importância do diálogo familiar como fundamental para mitigar este fenómeno.
O evento culminou com uma sessão de perguntas e respostas, dirigida à equipa do IAC representada aqui pela Dra. Anabela Reis e a Dra. Ana Vicente, onde os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os convidados e especialistas e estratégias de combate ao bullying. A Giotto anunciou ainda a criação e a implementação de mais ações e workshops para o próximo ano letivo.
Este evento reforçou a necessidade de um compromisso contínuo e coletivo no combate massivo a uma violência que não pode persistir.