A equipa da E2O Lisboa em formação

A Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa (E2O-EFI-Lx) é uma Escola em crescimento. 

Este aspeto é visível não só no aumento do número de jovens abrangidos (4 turmas), mas também ao nível dos técnicos e professores, uma vez que este ano contamos com professores a tempo inteiro, para dois dos territórios.  

Por outro lado, a equipa técnica está mais vocacionada e disponível para todo o acompanhamento da evolução do projeto de vida dos jovens com quem são trabalhadas competências não só educativas, mas também pessoais, sociais e profissionais.  

A formação e capacitação de todos os profissionais envolvidos reveste-se de grande relevância. 

Neste sentido, foram organizados dois momentos formativos para toda a equipa técnico pedagógica. 

O primeiro, decorreu da colaboração com a “Associação És Mais”, no âmbito do PRR, e teve o propósito de “ajustar” a forma como deve ser abordada a educação, aproximando os seus requisitos formais às necessidades dos jovens que frequentam a E2O, uma vez que incidiu especialmente na organização documental, nos referenciais adequados, na forma e critérios de avaliação, nos documentos usados para avaliar e nos modelos de ensino mais adequados, tendo em conta que o chamado “modelo tradicional” não funcionou e repeti-lo seria um erro! 

Foi possível, assim, preparar o ano letivo em conjunto com a equipa técnico pedagógica da E2O de Sintra, numa lógica de trabalho interdisciplinar e transversal, com recurso à metodologia de projeto.  

O segundo momento formativo, com o tema “Intervenção com Jovens Multi-desafiadores”, foi preparado e orientado pela equipa IAC e dirigiu-se às equipas dos três territórios PRR onde a E2O é implementada.  

Esta formação visou dar a conhecer o funcionamento e a metodologia implementada nos 3 anos de existência da E2O Lisboa, bem como as estratégias para lidar com jovens que se enquadram no referido perfil. 

Estes momentos conjuntos revestem-se de grande importância uma vez que promovem a reflexão conjunta, o trabalho em equipa e ajudam a aferir procedimentos comuns de atuação. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp