O ano letivo 2024/2025 foi, simultaneamente, desafiante e gratificante. Chegou o momento de refletir sobre o trabalho desenvolvido. Cada ano letivo é uma história que dá voz às crianças e às suas necessidades. São guardados padrões invisíveis que orientam decisões humanas. Olhar de modo reflexivo para o passado ajuda-nos a melhorar o futuro. O programa Aidhound é, de facto, uma casa, onde constam tantas gavetas quanto o trabalho realizado. Pretende-se uma visão global do ano letivo, passível de ser mensurável. Deste modo, julho destaca-se como um mês avaliativo.
É de extrema importância concluir o ano letivo anterior, de modo a organizar o ano letivo seguinte. O registo de todos os procedimentos efetuados é relevante por diversos motivos: facilita a avaliação do projeto, ou seja, permite refletir de modo concreto acerca dos resultados face aos objetivos propostos; possibilita a verificação de limitações e potencialidades relacionadas com o projeto e, consequentemente, incrementa mudança e melhoria, mas também investimento; agiliza a divulgação do projeto, com maior probabilidade de aceitação; cria uma continuidade e estabelece relações.
Ora, seria de esperar que dados estatísticos fossem apenas números, mas quando tratados com rigor, sensibilidade e sentido crítico, transformam-se em histórias. Cada ano letivo é uma história que dá voz às crianças e às suas necessidades. São guardados padrões invisíveis que orientam decisões humanas. Olhar de modo reflexivo para o passado ajuda-nos a melhorar o futuro.