No passado dia 30 de outubro, o Edifício Impresa recebeu a 6.ª conferência Estrelas & Ouriços “Como Brincam Hoje as Crianças em Portugal”. Esta conferência foi organizada pela Estrelas & Ouriços em parceria com o Instituto de Apoio à Criança e a ESEC. Ana Lourenço e Fernanda Salvaterra foram oradoras neste evento que voltou a reunir especialistas, educadores e famílias em torno de um tema que nos toca a todos — o brincar.
A conferência decorreu no seguimento do estudo “Portugal a Brincar”, desenvolvido pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC) em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e com a Estrelas & Ouriços, que já vai na sua 3.ª edição.
Este trabalho tem permitido compreender melhor como, onde e com quem brincam as crianças portuguesas — e o que mudou nos últimos anos.
Durante o encontro, refletiu-se em especial sobre três grandes eixos: o tempo para brincar, o papel da tecnologia e os espaços para brincar. Com intervenções de vários quadrantes — da academia às famílias —, ficou clara a importância de garantir que
o brincar continua a ser uma prioridade no desenvolvimento infantil.
Pode aceder a mais informações sobre o evento em https://estrelaseouricos.sapo.pt/6-conferencia-estrelas-ouricos/, à reportagem da SIC Notícias em https://sicnoticias.pt/olhares-pelo-mundo/2025-11-01-video-como-brincam-as-criancas-em-portugal–7efa46a9 e à reportagem especial dos mini-repórteres do Expressinho e da SIC Explica-me em https://www.youtube.com/watch?v=VqtnuZfN_Q4
Brincar é muito sério e o IAC continua diariamente a promover este 31º artigo consagrado na Convenção sobre os Direitos da Criança.














