Projeto: Medição Escolar - Coimbra

Descrição

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) é um projeto promovido pela Mediação Escolar/ Social do Instituto de Apoio à Criança, que, desde 1998, intervém nas escolas prestando um serviço de apoio, com o objetivo de ajudar os alunos, na procura de resolução dos seus problemas quotidianos, combater o absentismo e o abandono escolar e, estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social dos alunos e suas família.

As estratégias de intervenção centradas no aluno incluem o acompanhamento individualizado, em grupo e no pátio, o atendimento ao aluno, o apoio e acompanhamento de grupos/turmas, o apoio psicológico, social e pedagógico e o encaminhamento para outras entidades.

Outros acompanhamentos visam a família, reforçando o seu papel como agentes de socialização das crianças e jovens, e a articulação das famílias com a escola.

Área de Intervenção

Educação Principal

Público-Alvo

Alunos e famílias e restante comunidade escolar

Objetivos

Objetivo Principal

Contribuir para o desenvolvimento harmonioso dos adolescentes e jovens nas suas diferentes dimensões: individual, familiar, escolar e social, promovendo um ambiente mais humanizado e facilitador da integração social. Prestar um serviço de apoio aos alunos e respetivas famílias, corpo docente e não docente e a toda a comunidade escolar, funcionando em estreita articulação com os serviços e instituições da comunidade envolvente.

Objetivos Gerais / Específicos

Promover condições psicológicas, sociais e pedagógicas que contribuam para a consolidação do sucesso escolar e pessoal da criança/jovem.
  • Promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais do aluno.
  • Contribuir para a reflexão e concretização do projeto de vida da criança/jovem.
  • Promover iniciativas para fomentar a relação entre os agentes da comunidade escolar.
Diminuir situações de risco.
  • Diminuir situações de abandono escolar, absentismo escolar ou violência escolar.
  • Diminuir situações que coloquem em causa a integridade física e emocional da criança/jovem.
  • Diminuir situações de consumo de substâncias psicoativas.

Promover a inter-relação entre os diversos intervenientes Família/Escola/ Comunidade, como agentes participantes no processo de desenvolvimento pessoal, social e educativo.

  • Criar e dinamizar a Rede de Apoio Social (RAS).
  • Promover o envolvimento parental no per- curso escolar do aluno.

Âmbito (Nacional ou Internacional)

Nacional (Polo de Coimbra do IAC é responsável pelas zonas centro e norte)

Identificação de Parcerias Externas (2019-2020)

  • Agrupamento de Escolas de Alvaiázere
  • Agrupamento de Escolas de Ansião
  • Agrupamento de Escolas Cabeceiras de Basto
  • Agrupamento de Escolas Bissaya Barreto (Castanheira Pera)
  • Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos
  • Agrupamento de Escolas de Góis
  • Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
  • Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo
  • Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus (Vila Real)
  • Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho (Valença)
  • Agrupamento de Escolas Escalada (Pampilhosa da Serra)
  • Agrupamento de Escolas de Penela
  • Agrupamento de Escolas de Pombal
  • Agrupamento de Escolas das Taipas – Guimarães

Articulação entre serviços intervenientes e áreas transversais

Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança

Período de Execução

Um ano letivo

Principais Resultados

N / A