Adjunta de Coordenação: Dr.ª Maria João Cosme
Objetivos Gerais
- Garantir à criança/jovem o direito à palavra e sua proteção.
- Sensibilizar as Estruturas Comunitárias e a Sociedade para a Problemática da Criança/ Jovem, particularmente em situação de perigo, desaparecimento, exploração ou abuso sexual.
- Desenvolver ações que contribuam para a intervenção social educativa, que responda às necessidades da comunidade escolar.
- Garantir o apoio psicológico a todas as crianças/jovens que o solicitem.
Grupo-Alvo
Os principais beneficiários das diferentes atividades do setor SOS-Criança são crianças, até aos 18 anos, que se encontrem numa situação de risco e/ou vulnerabilidade psicológica. No âmbito do Atendimento Psicológico, o grupo-alvo incide, maioritariamente, nas crianças e jovens, residentes ou a estudar na zona da Grande Lisboa, pela especificidade da localização geográfica deste serviço. Em relação às Linhas SOS-Criança, os destinatários da nossa ação são todas as crianças e jovens residentes em Portugal Continental e Ilhas, dado o âmbito nacional do serviço SOS-Criança.
As famílias e os profissionais que intervêm, sobretudo, na área da infância e juventude constituem-se como beneficiários indiretos da nossa intervenção.
Eixos de Intervenção
Linhas SOS Criança
Objetivo Geral
Garantir à criança/jovem o direito à palavra e sua proteção.
Equipa Linhas e Apoio Psicológico
- Técnicas Superiores de Psicologia: Ana Mendonça, Dina Faria, Fernanda Salvaterra, Isabel Oliveira, Mara Chora, Maria João Cosme, Rita Correia, Rute Dias e Sara Valadares
Atendimento Personalizado
Objetivo Geral
Avaliar e /ou acompanhar a nível psicológico, social e jurídico crianças e jovens em situações de vulnerabilidade.
Promover a integração psicossocial da criança/jovem e família.
Intervenção Social e Educativa
Objetivo Geral
Procura desenvolver ações que contribuam para a intervenção social educativa, que responda às necessidades da comunidade escolar, agindo em benefício de uma educação/aprendizagem à medida de cada aluno, garantindo a equidade, a igualdade de oportunidades e a inclusão social.
Diminuir as problemáticas em contexto escolar (isolamento, comportamentos aditivos, delinquentes e autolesivos, situações de desinteresse, absentismo e de abandono escolar).
Equipa Intervenção Social e Educativa e Apoio Psicológico
- Técnicas Superiores de Psicologia: Ana Mendonça, Andreia Ribeiro, Cátia Fidalgo, Maria José e Rita Correia
- Estágios Profissionais de Psicologia: Alexandre Gamito e Maura Olaio
- Estágio Académico: 1 (Faculdade de Psicologia de Lisboa)
Apoio Administrativo
Equipa
- Técnicas Administrativas: Anabela Rosa e Rita Esperto