Ciclo de ações com mentores do projeto “Todos Presentes”

O “Todos Presentes” é um projeto de mentoria intergeracional que funciona na EB Infante D. Henrique (Agrupamento Fernando Pessoa) e com o qual estamos a desenvolver um ciclo de ações de capacitação dos mentores, em áreas como o direito a brincar, as práticas parentais positivas e a literacia media. 

Um dos principais eixos de intervenção quer do setor da Actividade Lúdica quer do setor da Humanização é a capacitação de profissionais que trabalham com crianças de modo a apoiá-los no desenvolvimento de uma prática quotidiana que esteja em linha com os direitos da criança.  

Nesse sentido, iniciámos uma colaboração com o projeto de mentoria intergeracional “Todos Presentes” que pretende melhorar a atitude da criança em relação ao estudo e a sua integração na escola, promovendo igualmente o desenvolvimento de comportamentos sociais adequados e contribuindo para a redução do abandono escolar precoce. 

Nos próximos meses, iremos desenvolver uma série de ações de capacitação com a equipa de mentores, tendo iniciado com o tema “Liberdade de Brincar” onde partilhámos práticas, trocámos experiências e refletimos sobre como o Brincar pode ser crucial não só enquanto meio privilegiado de estabelecimento de relação com a criança mas, também, para a promoção de ambientes educativos saudáveipara as crianças, as famílias e para os profissionais.

 Em fevereiro realizou-se, ainda, a ação sobre o tema “Bullying e Cyberbullying. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp