Para uma Parentalidade mais positiva

Subjacente à filosofia da Mediação Escolar, o aluno é considerado o elemento central da intervenção desenvolvida pelos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família. Contudo, outros acompanhamentos e estratégias de intervenção visam a família, reforçando o seu papel como agentes de socialização das crianças e jovens e a articulação das famílias com a escola.

As limitações impostas pela pandemia e pelo confinamento obrigaram-nos a reinventarmo-nos, a usar as novas estratégias de intervenção a distância, a aprender mais e a encontrar novas maneiras de conseguir chegar mais facilmente ao contacto com as famílias.

Com estas novas abordagens, é possível promover, com sucesso, encontros de reflexão sobre algumas das ferramentas parentais importantes para a mudança de comportamentos e atitudes necessárias para uma parentalidade mais positiva.

Deste modo, durante o mês de março, o IAC – Polo de Coimbra realizou algumas ações de formação para Pais, nomeadamente:

No dia 3 de março, sob a alçada de Ana Vicente e José Coelho a ação de sensibilização “Podemos melhorar a Comunicação com os nossos filhos?!…”, dirigida a pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus, Vila Real. Nesta sessão estiveram presentes 17 participantes, com os quais foi feita uma sensibilização seguida de uma reflexão sobre este tema. Salienta-se, segundo a opinião dos presentes, o cariz dinâmico e pertinente desta formação.

No dia 12 de março, foi dinamizada por Ana Vicente e José Coelho a ação de sensibilização “O poder do Elogio na comunicação…”, dirigida a pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas D. Pedro de Penela. Estiveram presentes 22 participantes, tendo-se salientado a importância do elogio na autoconfiança e autoestima das crianças , assim como na boa relação interpessoal com os pares e os adultos. A sessão de sensibilização foi, de forma geral, avaliada de muito boa, tendo sido muito pertinentes as reflexões e ferramentas partilhadas.

No dia 16 de março, Ana Vicente e Pedro Rodrigues dinamizaram a ação de sensibilização “Vamos gerir melhor as Emoções com os nossos filhos!…”, dirigida a pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas da Pampilhosa da Serra. Esta foi uma atividade integrante do programa da “Semana do Sentir” organizada pelo GAAF da Pampilhosa da Serra. Estiveram presentes 12 participantes, destacando-se a necessidade de legitimação e autoregulação das emoções, bem como partilha de algumas estratégias para lidar com as emoções das crianças.

 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp