A Pesca no Bairro do Condado

Se der um peixe a um homem, vai alimentá-lo por um dia. Se o ensinar a pescar, vai alimentá-lo por muitos dias. 

Desconhecido 

 

E eis-que chegou o momento de testemunharmos a pesca no Bairro do Condado.  

Crianças que cresceram, que riram e brincaram connosco, que choraram e vacilaram em inúmeros momentos, que visitaram lugares e conheceram as suas gentes, que não deixaram dormir os seus animadores nos saudosos espaços de férias…hoje essas crianças são jovens capazes e referências positivas para os mais novos. 

Quando início do ano viu nascer o Projeto Educa(CON)Dado, a equipa lançou um desafio a alguns elementos do grupo de jovens: o de devolver às crianças e jovens mais novos aquilo que, ao longo dos anos, lhes foi sendo transmitido pela equipa e assim tornarem-se os nossos “Jovens Mediadores Comunitários”. Os jovens não se fizeram rogados e, em cada dia, cada semana e cada mês, têm dado o seu testemunho de competência, responsabilidade e superação. 

São 6 jovens estudantes (aplicados), com idades compreendidas entre os 17 e os 21 anos que, em pouco mais de 3 meses de constituição, já colaboraram com a equipa em diversas iniciativas: prepararam e dinamizaram ações destinadas aos mais novos em sessões online do grupo de jovens; acompanharam as crianças do 1º ciclo em atividades nas férias da Páscoa, de que foi exemplo um picnic que teve lugar na Mata da Madredeus; têm vindo a realizar as compras semanais para os lanches do Grupo de Jovens e mensalmente expressam as suas opiniões no Grupo Comunitário do Bairro do Condado, onde o olhar do jovem morador do Bairro é valioso. Para além disso, têmse assumido como porta-vozes dos jovens do Bairro do Condado através da expressão da sua visão em inúmeros fóruns, nacionais e internacionais. 

São o nosso orgulho e um dos motivos pelo quais durante anos a equipa investiu sangue, suor e lágrimas (mais de alegria que de tristeza) naquelas crianças. Acima de tudo, têm-nos dado um precioso incentivo ao confirmar que este é o caminho a seguir.  

O Bairro do Condado tem, neste momento, sementes de mudança e de esperança que irão ajudar a dar cor, alegria e dignidade ao Bairro do Condado. 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Relacionados

Intervenção