Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos Infantis

Esta temática é particularmente sensível para o IAC e, em particular, para as equipas de terreno que, muitas, vezes se deparam com situações de maus-tratos a crianças e jovens e para as quais é necessária uma intervenção imediataA reparação dos “danos” é fundamental mas, também, é igualmente importante todas as ações de sensibilização que possam ser levadas a cabo no sentido de prevenir estas situações. Foi neste sentido que a equipa do Centro de Apoio Comunitário colaborou na campanha realizada pela CPCJ Lx Orientalenvolvendo as suas crianças e jovens na reflexão sobre esta temática, reforçando sempre a importância da denúncia e dos canais existentes para o fazerem, como é o caso da linha SOS Criança.  

Foi, ainda, feita a distribuição do Livro Azul a todas as crianças da EB1/JI do Condado e da EB1/JI Santa Maria dos Olivais, com o propósito de sensibilizar, informar e dar algumas estratégias sobre uma problemática tão sensível e que, infelizmente, tantas Crianças são vítimas. Ajudá-las a perceber o que pode estar a acontecer com elas ou com alguém que lhes é próximo, o que é certo ou errado e como pedir ajuda.  

A Convenção sobre os Direitos da Criança, no seu art.º 19, diz que todas as crianças devem ser protegidas contra os maus-tratos e negligência. É importante que todos nós nos lembremos sempre disto, não só em abril, mês internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância, mas durante todos os meses e todos os dias do ano. 

  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp