Projeto / programa de tutoria e mentorias entre pares

Ao abrigo dos protocolos de Mediação Escolar do IAC com Agrupamentos de Escolas, a equipa do Polo de Coimbra tem vindo a dinamizar sessões de formação a alunos mentores (do 5º ao 12º ano de escolaridade), no âmbito do projeto / programa de tutoria e mentorias entre pares, proposto pelo Ministério da Educação e com o objetivo de assegurar a promoção, acompanhamento, consolidação e recuperação das aprendizagens.

Assim, no dia 14 de abril, e dando continuidade à intervenção iniciada a 24 de março (para 92 alunos), o IAC – Polo de Coimbra realizou a 2ª sessão para um grupo de 41 alunos do 5º ao 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ansião. Com esta sessão, “Respeitar os outros na diferença”, tivemos a oportunidade de refletir e alertar este grupo de alunos para temáticas como a intolerância, o preconceito ou discriminação e para a importância da inclusão de todos e do papel ativo e interventivo de cada um para uma sociedade mais sã e mais justa.

No dia 21 de abril, já em modo presencial, dinamizou-se a 1-ª sessão, no Agrupamento de Escolas Infante D Pedro, em Penela, para um grupo de 20 alunos mentores (do 5.º ao 9.º ano de escolaridade), direcionada para a promoção de competências comunicativas e relacionais assertivas, foi muito dinâmica, participativa e positiva. Foi tão bom voltar à escola e criar laços de afetividade e empatia com estas crianças e jovens!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp