“nós, as crianças… temos direitos”

Falamos hoje de um livro em 3D 360° (45×33) que celebra os direitos da criança, do arquiteto do papel André Pimenta, com ilustrações e design de Cátia Vide e texto de Cláudia Manata, Rosa Montez, Rita Rovisco e Fernanda Salvaterra.

“nós, as crianças… temos direitos” apresenta a Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU, simplificada, para as crianças entre os 4 e os 10 anos.

Através da “caminhada” por uma floresta tropical, com uma árvore gigante, cujos ramos abraçam todos os seres vivos da floresta – crianças indígenas, animais híbridos, plantas carnívoras…-, as crianças são desafiadas a descobrir os seus direitos mais importantes, sozinhas ou com a ajuda dos adultos. Para orientar a “caminhada “ pelo pop-up, o livro traz catorze cartões com a seleção de artigos da Convenção (31) e pistas (ilustrações) que levam às composições cénicas que representam cada direito. Os cartões também propõem atividades sobre os direitos da criança, para serem realizadas em casa, com os amigos e na escola.

Ao longo do percurso, os leitores irão encontrar mecanismos de deslizamento muito divertidos que dão movimento e vida à imaginação.

As personagens do livro representam todas as crianças do mundo, independentemente da etnia, cor, religião, sexo, país ou língua (artigo 2.º), Assim, à entrada da floresta, os leitores são acolhidos por um zebrário (filhote de zebra e de burro) e, mais adiante, descobrem um crocodilo com vitiligo e uma família de esquilos que adotou um coelho, entre outras personagens surpreendentes.

O livro tem a chancela da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e do Instituto de Apoio à Criança (IAC), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal de Lisboa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Relacionados

Intervenção