“Aproveitem esta oportunidade!”

A Equipa do Centro de Educação e Formação, na sua procura por estratégias de motivação e de participação dos jovens, promoveu mais uma atividade que foi de encontro ao interesse dos alunos.  

No passado dia 28 de março, recebemos a visita de um jovem anteriormente acompanhado pelo IAC em Marvila, o Osvaldo. Este jovem é dotado de talentos artísticos e veio com a missão de dinamizar um workshop de Graffiti e também de partilhar a sua experiência enquanto ex-formando do Projeto Educar e Formar para Inserir, que decorreu de 2005 a 2011, projeto que serviu de base para a conceção da atual iniciativa Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir Lisboa.  

O primeiro desafio dado aos nossos jovens artistas foi preencher de cor 3 painéis de madeira destinados a decorar as instalações do Espaço do IAC, na Avenida Almirante Reis, onde são desenvolvidas algumas das ações da Escola de Segunda Oportunidade (E2O-EFI Lx).   

Entre latas, traços e dois dedos de conversa, mostraram as suas habilidades, expressaram a sua criatividade e revelaram um pouco mais da sua identidade.  

A comunicação entre os jovens e o nosso convidado foi facilitada pela identificação com a linguagem, a postura e as vivências partilhadas pelo Osvaldo.  

“Foi o IAC que me salvou!” repetia, como forma de demonstrar o reconhecimento que tem pelo trabalho desenvolvido e pela influência que teve numa fase da sua vida em que vivenciava realidades semelhantes às dos atuais alunos da E2O-EFI Lx.  

Foi uma atividade realizada com grande interesse e empenho em que os participantes de ambas as turmas aprenderam algumas técnicas de Graffitti, desenharam livremente e deixaram o seu Tag, como forma de afirmação da sua identidade.  

Agora podem ver e apreciar o resultado da sua obra na entrada, todos os dias ao chegar, relembrando a experiência partilhada e a mensagem deixada pelo Osvaldo “Aproveitem esta oportunidade!”.  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp