Definir percursos individuais, reinventar práticas

No início do novo ano é tempo de retomar as atividades letivas, dando continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito do acompanhamento educativo e social dos alunos da Escola de Segunda Oportunidade.  

Neste contexto, foram definidos em conjunto com os jovens os seus planos individuais de formação. Com a participação das Diretoras de Turma, da Técnica de Intervenção Local e de um técnico de referência para cada jovem, promoveu-se a reflexão sobre o percurso desenvolvido até então, do que há a melhorar e das expectativas de cada um em relação aos objetivos a alcançar.  

Neste contexto, foram acordados com alguns alunos, novos desafios relacionados com a componente de natureza profissional, tendo havido a possibilidade de outros jovens iniciarem experiências em contexto real de trabalho, nomeadamente na área da mecânica e da barbearia.  

O primeiro mês do ano foi também o momento de preparar a chegada e acolher dois novos alunos, um para cada turma. Realizou-se ainda um lanche convívio com a presença dos Encarregados de Educação, tendo sido partilhadas algumas imagens de atividades e trabalhos desenvolvidos e debatidas algumas questões sobre a assiduidade, o empenho nas aulas, bem como o comportamento e o cumprimento de regras.  

No âmbito do tema desenvolvido ao longo do mês “Água, um bem maior” foram realizadas diversas atividades, nomeadamente uma visita de estudo ao Navio de Investigação Mário Ruivo, na base Naval de Lisboa e uma Oficina de Ciência, dinamizada pelo Projeto Oviscience sobre Água – o solvente universal, atividades em que os jovens manifestaram curiosidade, participaram e colocaram diversas questões.  

A aposta em atividades práticas que possam trazer novos conhecimentos e experiências, envolvendo e motivando os nossos alunos no seu percurso educativo e formativo são uma estratégia a reforçar. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp