“Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos”. (Eduardo Galeano)
O Instituto de Apoio à Criança, Polo de Coimbra, tem vindo a colaborar com diversas Escolas, com a dinamização de duas ações de formação para o grupo de alunos autopropostos a integrarem o Programa de Mentorias do Ministério da Educação. Este é, também, o caso de algumas escolas profissionais, nomeadamente a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos.
A ETP Sicó está a implementar o seu Programa de Mentoria-Tutoria que visa envolver estudantes do mesmo ciclo de estudos (ensino secundário), matriculado(a)s no mesmo ano/turma ou em anos subsequentes ao ano dos alunos-alvo do Programa, de modo a:
– Promover sentimentos de bem-estar pessoal, de colaboração e de solidariedade;
– Acompanhar e, monitorizar a integração dos alunos, procurando despertar neles atitudes positivas em relação à escola, aos professores e aos pares.
Na ETP Sicó, o polo de Coimbra, com os técnicos Ana Vicente e Cristina Barros, dinamizaram as ações de sensibilização, nos dias 26/01/2022 e 09/02/2022 e, acreditamos que foi, realmente, uma mais-valia para a emancipação deste projeto!
Na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, os técnicos do IAC-Polo de Coimbra, Pedro Rodrigues e Ana Vicente, foram conhecer presencialmente a Escola no dia 22/02/2022 onde degustarem de uma refeição fantástica elaborada e servida pelos alunos estudantes do Curso de Restauração!
Seguiu-se a sessão da formação, com o tema “Vamos ser assertivos!”. Este encontro permitiu-nos refletir sobre a importância de sermos assertivos na comunicação, de maneira a evitarmos conflitos e a conseguirmos expressar os nossos sentimentos sem ferir o outro.
No dia 08/03/2022, com os técnicos Ana Vicente e José Coelho, seguiu-se a formação a distância, “Respeitar os outros na diferença!”. Houve a oportunidade de refletir e alertar este grupo de alunos para temáticas como a intolerância, o preconceito ou discriminação e para a importância da inclusão de todos e do papel ativo e interventivo de cada um para uma sociedade mais sã e mais justa