GAAF do AE de Escalada, organizou um webinar sobre os malefícios e benefícios do jogo online

Decorreu no passado dia 23 de fevereiro, com a presença de Bruno Barros, do setor da Humanização do IAC, um webinar de sensibilização intitulado “Joga seguro”, organizado pelo Gabinete de Apoio à Criança e Família do Agrupamento de Escolas de Escalada, Pampilhosa da Serra que pretendeu responder a algumas questões: “Como jogar em segurança? Que perigos estão envolvidos? Os benefícios do jogo online?”.

Num século maioritariamente digital, os jogos online fazem parte do universo dos jovens e dos graúdos, são hoje parte integrante de uma forma de lazer e de comunicação interpares. Uma comunicação que se for bem estruturada traz benefícios para o seu quotidiano, nomeadamente a nível cognitivo, onde a memória, a concentração, a resolução de multitarefas e inclusive uma aprendizagem mais imediata da língua inglesa (p.ex.) transmitem a possibilidade de um enriquecimento e desenvolvimento mental mais criativo e analítico.  

Mas nem só de benefícios vive o jogo online, é necessário alertar também para os perigos do mesmo, desde a invasão de privacidade que polui as salas de conversação (alvo preferencial para cyberbullying), aos malefícios do excesso de horas de jogo e, consequentemente, ao baixo rendimento escolar, familiar e social. Os alunos tiveram uma audácia próprio deste século, expressaram o seu interesse e conhecimento nos jogos mais usados para plataformas móveis, colocaram questões acerca das plataformas mais perigosas e, com clareza, transmitiram o quão real pode ser o mundo vivido no pequeno ecrã.

  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp