“Na rota do Verão: Afetos e Sabores”

Alegria, calor e diversão caracterizaram a tarde do dia 28 de julho. Na sede do IAC foi proporcionado a um grupo de 21 crianças uma atividade lúdica de construção de cata-ventos, seguindo-se um lanche repleto de cores e vários sabores generosamente oferecido pela Gelataria Versailles.   

O Direito a brincar tem sido ao longo dos anos, promovido e defendido por este Instituto. Neste sentido, foi realizado um atelier de construção de cata-ventos. O encontro reuniu crianças de vários locais da cidade, possibilitando mais um momento de descoberta, de exploração e de criatividade. A capacidade de construir um brinquedo simples, colorido e com “movimento”, promoveu o gosto e o interesse pela criação de objetos com multifunções, despertou a curiosidade e comprovou que podemos, com materiais do dia a dia, reinventar e produzir novas peças.  

Imaginar, planear, executar são fases integrantes do processo de criação e delas depende o resultado da obra.  

Estes pequenos artistas idealizaram, empenharam-se e construíram cada um o seu moinho de vento, em que uns valorizaram a cor, outros a textura, alguns investiram nas dobragens, enquanto outros apostaram nas colagens.  

No âmbito da visita de Estado do Presidente da República de Cabo Verde a Portugal, a Primeira Dama daquele país contemplou no seu programa um encontro com a direção deste Instituto, pelo que as nossas crianças tiveram a oportunidade de partilhar os seus trabalhos e foi-lhe ainda endereçada uma mensagem de incentivo e de estímulo. Estes momentos são particularmente importantes pelas vivências que proporcionam e pelos sonhos que alimentam.  Uma tarde de sorrisos, colaboração e interajuda que culminou com um delicioso gelado, também ele, recheado de simbologia, dádiva e solidariedade. 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp