“O limite da Liberdade”

No passado dia 8 julho de 2022 os jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir Lisboa e jovens acompanhados pelo Centro de Apoio Comunitário do “Projecto Rua” visitaram o Estabelecimento Prisional do Linhó, no âmbito do projeto “Eu e os outros”, desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal Lisboa e uma voluntária do referido Estabelecimento Prisional. 

Esta visita teve como principais objetivos a prevenção da criminalidade, a sensibilização para o exercício de uma cidadania responsável e, ainda, travar conhecimento com os reclusos que tornaram realidade o projeto idealizado pelos nossos jovens de terem um espaço exterior mais acolhedor para os tempos livres, nas instalações da E2O-Educar e Formar para Inserir-Lisboa. 

O requalificar desse referido espaço e a criação de uma “Casinha” foi um dos motes utilizados para trabalhar competências, como a tomada de decisão, a redução de riscos e comportamentos aditivos e marginalizantes. 

Tendo em conta os hábitos de alguns dos nossos alunos, e com o intuito de perceber que os mesmos são donos e dirigentes do seu destino, pelas decisões que tomam, consideramos que consistiu numa experiência marcante e enriquecedora. 

Sendo assim, foi importante presenciar e conversar abertamente com alguns reclusos acerca dos seus trajetos e escolhas, do porquê de estarem em reclusão e do que os levou a seguir determinado caminho, servindo estes como exemplos, para que os jovens não repitam os mesmos erros. 

Alguns jovens têm uma ideia distorcida do que é a vida na prisão. Assim que chegaram à cadeia foram despojados de todos os seus pertences e, no decorrer da visita e dos testemunhos, tomaram consciência de que este não é o melhor local para se viver e que, de algum modo, “fez parar” o percurso de vida daqueles que ali se encontram. 

Aperceberam-se, também, que podem ser presos por situações e erros momentâneos e que estes têm uma grande influência nos seus projetos futuros. 

A “moral da história” é de que o crime não compensa! 

Neste sentido, a Escola de Segunda Oportunidade é uma ferramenta que previne e ajuda a reverter possíveis percursos de delinquência, abrindo espaço para novas expetativas e trajetos de vida. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp