Município de Idanha-a-Nova promoveu ações de sensibilização sobre bullying e cyberbullying

O Município de Idanha-a-Nova, atento ao fenómeno da violência nas escolas, acolheu nos passados dias 10 e 11 de novembro, ações de sensibilização sobre a temática bullying e cyberbullying. Cerca de 170 alunos e interessados no setor de educação, assistiram a formas de intervenção, prevenção e combate à violência escolar. 

Ao abrigo do Plano Integrado e Inovador no Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), promovido pelo Município de Idanha-a-Nova, o técnico Bruno Barros, em representação do Setor de Humanização do IAC, foi convidado a realizar ações de sensibilização/mediação sobre bullying nas escolas. 

Durante os dias 10 e 11 de novembro, e tendo como cenário a Biblioteca de Idanha-a-Nova, os cerca de 170 alunos presentes assistiram e participaram num debate aberto, inclusivo e direcionado para um tema que necessita de uma conscientização cada vez mais urgente. Abrangendo alunos da EB e secundária José Silvestre Ribeiro e da EPRIN (Escola Profissional da Raia), no decorrer do debate, o tema prolongou-se para um outro fenómeno não menos importante, com o crescimento rápido de acesso à internet e a novas formas de comunicação digital, o cyberbullying como tema prioritário a ser discutido. A experiência mostra-nos que ações de sensibilização constantes para prevenir a violência escolar e o bullying são mais efetivas, quando há a participação de crianças e adolescentes no seu planeamento e implementação. Foi o que aconteceu e, desta forma, criaram-se dinâmicas sociais em sala, simulando-se casos reais e exemplos de prevenção. Como atuar, como proteger, como agir e como denunciar em caso de vitimização. 

A violência escolar e o bullying são reflexos sociais, atingindo proporções significativas na comunidade escolar. Este impacto negativo, faz decrescer os resultados educacionais das crianças e prejudicam a sua saúde física e seu bem-estar emocional. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp