Apresentação do estudo “Portugal a Brincar II” na 3ª Conferência Estrelas&Ouriços

A conferência “Como Brincam Hoje as Crianças em Portugal” teve como ponto de partida o estudo “Portugal a Brincar II – 2022”, elaborado pela Escola Superior de Educação de Coimbra – em parceria com o Instituto de Apoio à Criança e a Estrelas & Ouriços.  

Este estudo baseou-se num inquérito a mais de 1600 famílias com crianças até aos 10 anos de idade e foi apresentado a 24 de novembro, na conferência Estrelas & Ouriços “Como Brincam Hoje as Crianças em Portugal”, no Auditório Luiz Vasconcellos, no Edifício Impresa (Paços de Arcos). 

Esta é a segunda aplicação deste inquérito. O primeiro estudo foi realizado em 2018, com a perspetiva da reaplicação a cada dois anos. Com a situação pandémica que todos nós vivemos em 2020, a aplicação foi adiada, tendo decorrido no 2º trimestre de 2022. A pandemia implicou, ainda, que no inquérito aplicado em 2022 se acrescentasse uma secção dedica à vivência do direito a brincar em períodos de confinamento total ou parcial, recolhendo assim a perceção das famílias quanto ao impacto do COVID-19 no brincar das crianças portuguesas até aos 10 anos. 

Alguns dados que encontrámos foram: 

– de 2018 para 2022 as crianças passaram a brincar menos com outras crianças da sua idade e mais com os irmãos e com os pais; 

– de 2018 para 2022 há mais pais que consideram bom que a criança se suje a brincar; 

– de 2018 para 2022 existem mais pais insatisfeitos com a quantidade de brinquedos disponíveis nas escolas; 

– de 2018 para 2022 as crianças passaram a receber menos brinquedos ao longo do ano; 

– de 2018 para 2022 existem mais crianças a jogar videojogos quase todos os dias; 

– de 2018 para 2022 houve 10% mais pais a ensinarem brincadeiras e jogos tradicionais aos seus filhos; 

– de 2018, para 2022 nota-se um maior foco das famílias na imaginação e criatividade. 

Pode consultar o site do evento em 3.ª Conferência “Como brincam hoje as crianças em Portugal” – Estrelas & Ouriços (sapo.pt) e fique atento ao lançamento de mais resultados nos nossos meios digitais. 

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