O Futuro já começou

Como tem vindo a ser habitual, o primeiro semestre do ano testemunhou o nosso “arregaçar de mangas” e o abraçar de mais um desafio que a Rede Europeia Anti-Pobreza nos lançou. 

Este ano, a proposta centrar-se-ia em torno da temática da Participação Juvenil. 

Acreditamos que é nossa obrigação mostrar à comunidade que os jovens são o nosso presente e o nosso futuro; que a irreverência e a energia dos jovens podem ser combustíveis ao serviço da mudança; que, por detrás da aparência mais ou menos rebelde, estão jovens capazes; que o valor de um jovem não pode ser avaliado somente pelo seu conformismo perante as regras socialmente estabelecidas ou pelo seu desempenho escolar. 

Tendo por base estes pressupostos e partindo da constatação que o Bairro do Condado tem (ainda) demasiado lixo a “enfeitar” as suas ruas, partimos para uma ação pensada para se expressar em três momentos: um momento de limpeza (junto dos espaços ajardinado junto ao nosso espaço); a afixação de cartazes com o apelo à mudança de comportamentos e a plantação de uma árvore num dos muitos canteiros que têm sido usados como “contentor de lixo”. 

As diferentes tarefas foram executadas com criatividade e entusiasmo. No dia 17 de maio, a nossa comunidade (onde se incluem alguns dos nossos parceiros institucionais) testemunhou o entusiasmo dos nossos jovens que, munidos de enxadas, luvas, pinças e sacos do lixo, deram o seu contributo (e exemplo) para tornar o seu bairro mais limpo e bonito.      

A 24 de maio, 4 dos nossos jovens deslocaram-se numa viagem relâmpago à cidade do Porto, onde perante uma plateia de jovens de diferentes pontos do país, apresentaram, com elevado brio e sentido de responsabilidade (e algum nervosismo), o projeto por eles implementado. 

A prova foi superada. Que venham mais projetos como este, para que voltemos a ter mais oportunidades de mostrar a valor dos nossos jovens. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp