Capacitar para Proteger Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, Ilha do Sal – Cabo Verde

No âmbito do protocolo entre o IAC e o Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), decorreu, de 2 a 6 de outubro, a capacitação de técnicos, animadores, polícias entre outros interventores sociais.

A convite do ICCA Carlos Moreira, Isabel Duarte e Matilde Sirgado deslocaram-se à Ilha do Sal em Cabo Verde a fim de dinamizarem a Ação de formação “Capacitar para Proteger – Crianças e Adolescentes em Situação de Rua”, realizarem reuniões de supervisão técnica com a equipa do ICCA, bem como, para assistirem à inauguração do 1º centro de acolhimento para crianças nesta ilha e à reabertura do Centro Nôs Kasa que dá apoio diário a crianças muito vulneráveis que passam grande parte do seu tempo na rua.

A ação de formação contou com a participação de 30 formandos e teve como principais objetivos: Partilhar a metodologia de intervenção do IAC – Projecto Rua, identificar estratégias de trabalho com crianças em situação de rua, reforçar conhecimentos facilitadores da abordagem do interventor social junto de crianças e jovens em situação de rua.

Esta viagem reforçou a importância do papel do IAC junto dos nossos parceiros dos PALOP, na transferibilidade das suas metodologias e boas práticas facilitando, assim, o papel das equipas de intervenção, no desempenho do seu papel de proteção às crianças em situação de rua no seu país.

Constatámos com satisfação que as Crianças em Situação de Rua, também são uma preocupação e estão na agenda das prioridades políticas! São crianças que têm na rua o seu principal espaço de socialização e lazer, sem proteção, supervisão ou orientação, por parte de um adulto. Estão expostas e vulneráveis a várias situações de risco e de perigo para o seu desenvolvimento.

É com muito orgulho que o IAC continua a capacitar técnicos para juntos fazermos a diferença na vida das crianças, não só em Portugal mas também a nível internacional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp