No início está a relação

No decorrer da intervenção realizada no mês de outubro, os nossos técnicos foram, em dois momentos distintos, visitar dois dos jovens que acompanhamos e que recentemente passaram a integrar, respetivamente, o Centro Educativo de Santa Clara, em Vila do Conde e o internamento psiquiátrico do Hospital Fernando Fonseca, na Amadora. Estas visitas, além de nos permitirem avaliar e promover o nível de bem-estar e integração destes jovens nestas valências, proporcionam-nos também a oportunidade de reforçar o laço interinstitucional com estas entidades, possibilitando assim que se realize um trabalho em parceria mais eficaz.

Contudo, sentimos que estas visitas contribuem principalmente para manter e aprofundar o vínculo estabelecido com estes jovens e suas famílias, demonstrando que o IAC continua próximo e disponível; que a relação que se criou não se desvanece nem esmorece, independentemente da distância ou carácter do afastamento. No nosso entender, ações como estas, valem mais que mil palavras, na medida em que são valorizadas pelas crianças, jovens e famílias que apoiamos, semeando a base para uma intervenção cujos frutos colhidos se materializam no aumento do bem-estar e adaptação social dos mesmos. Ações como estas, constituem também os motivos pelos quais a atuação do IAC é reconhecida e vista como positivamente diferenciada pelas instituições e entidades com que trabalhamos.

Na literatura relacionada com a intervenção social, a qualidade do vínculo estabelecido entre os indivíduos que realizam a intervenção e aqueles a quem a mesma se destina, surge frequentemente como um forte preditor do seu impacto na vida dos destinatários.

No IAC, ainda que atuemos regularmente em situações de crise que exigem garantir rapidamente o acesso a bens essenciais e a serviços de primeira instância, a relação que estabelecemos com as famílias e crianças que apoiamos, vai além do suprimento das suas necessidades imediatas.

É uma relação baseada na confiança mútua, na cooperação e em objetivos comuns. As famílias confiam na experiência, orientação e recursos fornecidos pelo IAC para garantir o bem-estar dos seus filhos. O IAC, por sua vez, conta com a colaboração e envolvimento ativo das famílias na criação de um ambiente de suporte que promova o desenvolvimento e integração social dos mesmos. É uma parceria fundada em valores partilhados e num compromisso sincero com a melhoria da vida de cada criança. As famílias e crianças com que trabalhamos sabem que podem recorrer ao IAC tanto para os apoiar nos piores momentos, como para partilhar as suas alegrias e sucessos. É uma relação que perdura para além da intervenção, porque antes de ser uma relação institucional, começa por ser uma relação humana.

No dia-a-dia da nossa atuação, a qualidade da relação afigura-se como muito mais que um “preditor de sucesso”: é a nossa principal ferramenta e a base de qualquer processo de mudança significativo. Verificamos diariamente como uma relação de confiança e que vá ao encontro da criança e sua família, constituiu o ponto de partida de qualquer transformação positiva que se pretenda promover. Reconhecer e nutrir este vínculo é mais que um fator crítico para uma intervenção bem-sucedida, é o fator que possibilita que se dê essa intervenção em primeiro lugar. Sem relação, nada seria possível.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp