Gis Re-Condado – Workshops ao serviço de um Bairro mais ecológico

O projeto Gis Re-Condado da Associação Tempos Brilhantes é irmão e vizinho do nosso Educa(CON)dado: tem (igualmente) a sua génese na Rede DLBC Lisboa e está a ser implementado no Bairro do Condado. Pretende estimular a inovação social e a economia circular, através da capacitação de pessoas desempregadas. Este propósito é alcançado através da dinamização de iniciativas geradoras de rendimentos, com base na economia circular. 

Como a mudança comportamental leva o seu tempo, tem um ritmo próprio, nada é mais sensato que a aposta na sensibilização a públicos mais novos e é neste contexto que uma janela de oportunidades se abriu para as nossas crianças e jovens que participam no Projeto Educa(CON)dado. 

Como resultado desta parceria, colorimos T-shirts velhas e gastas; construímos bijutaria a partir de micro-plásticos e criámos adereços natalícios a partir de tecidos velhos. O mês de janeiro foi dedicado à realização de um conjunto de workshops ligados à costura criativa, que promoveram a criatividade e semearam nos jovens a ideia que os materiais que diariamente usamos, merecem uma segunda oportunidade, mesmo quando aos nossos olhos “deixam de brilhar”. Nem tudo tem que ser descartado: é absolutamente vital para a sustentabilidade do planeta. O ambiente agradece e “os nossos bolsos também”.  

Acreditamos que a promoção deste tipo de ações constitui um estímulo para a criatividade e para a formação de uma consciência mais ecológica e socialmente responsável. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp