Atividade formativa do Polo de Coimbra

No âmbito da dinamização da rede nacional de Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), a equipa de Coimbra promoveu várias ações dirigidas a pais, famílias, crianças, jovens e a profissionais da área da educação.

Inês Vieira dinamizou várias ações onde destacou algumas práticas parentais que são, sem dúvida, potenciadoras de um desenvolvimento harmonioso das crianças e dos jovens. A 7 de março conduziu uma sessão online intitulada “Regras e Limites: Castigos versus Consequências” para 9 pais da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra. No dia 12 de março aconteceu uma sessão online intitulada “O Poder do Elogio” para 15 pais do Agrupamento de Escolas Braamcamp Freire. A 18 de março realizou uma sessão online para 25 pais do Agrupamento de Escolas Braamcamp de Freire, abordando o tema “Regras e Limites: Castigos versus Consequências”. Durante esta sessão, foram discutidas estratégias para estabelecer regras e limites de forma eficaz, destacando a importância de implementar consequências construtivas e pedagógicas ao invés de recorrer a castigos meramente punitivos. No dia 20 de março, teve lugar uma sessão de capacitação parental online para o Agrupamento de Escolas de Moura, com a presença de 19 pais. O tema abordado, “Melhorar a comunicação com as crianças”, revelou-se extremamente pertinente. A 22 de março, Inês Vieira e Cristina Barros, dinamizaram uma enriquecedora sessão para o Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, online, com a participação de 10 pais. Nesta sessão, abordado o tema de ” Regras e Limites: Castigos versus Consequências”. Já no dia 25 de março, Inês Vieira e Cristina Barros, dinamizaram uma enriquecedora sessão para o Agrupamento de Escolas de Abação, online, com a presença de 13 pais e foi abordado o tema de ” Regras e Limites: Castigos versus Consequências”.

Nos dias 21 de fevereiro e 20 de março, o técnico José Coelho, dinamizou duas ações de sensibilização para alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, autopropostos para serem mentores, no Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, Penela. A primeira sessão intitulada “Vamos ser assertivos!” que contou com a presença de 17 novos alunos, foi direcionada para a promoção de competências comunicativas e relacionais assertivas, tendo um cariz muito dinâmico e participativo. Na segunda sessão, “Somos todos diferentes!”, onde estiveram presentes 18 alunos, houve a oportunidade de refletir e alertar este grupo de alunos sobre temáticas como a intolerância, o preconceito ou discriminação e para a importância da inclusão de todos e do papel ativo e interventivo de cada um para uma sociedade mais sã e mais justa.

Numa ótica de prevenção e combate aos conflitos escolares, a equipa de Coimbra tem vindo a desenvolver formação específica para assistentes operacionais, agentes educativos com papel crucial na prevenção do conflito entre os alunos, principalmente o que ocorre nos espaços e tempos de recreio. Assim, Ana Vicente, dinamizou, a distância, a ação, “A falar é que a gente se entende!”, com a duração de 15 horas, dirigida a 15 Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp