Formações na EPAD

Ao longo do mês de março, a equipa do SOS-Criança deslocou-se às Escolas Profissionais de Artes tecnológicas e Desporto do Areeiro e de Picoas (EPAD), com o intuito de promover o debate, junto dos jovens, sobre temáticas como o bullying, cyberbullying, sexting, a violência no namoro, entre outras.

As sessões de sensibilização foram dirigidas a alunos de idades compreendidas entre 15 e 20 anos a frequentar os cursos da EPAD. A estratégia privilegiada para abordar estes temas centrou-se em promover a reflexão e discussão em pequeno grupo, seguida de um debate com toda a turma. Foi de realçar a grande aderência e participação dos jovens em discutir estes temas, tanto do ponto de vista da sua experiência pessoal como também ao se colocarem no lugar do “outro”.

Os jovens continuam a identificar no dia-a-dia diversas situações de violência quer consigo mesmos, quer com os outros que constituem ainda um grande motivo de preocupação. Como tal, foram debatidas entre todos, possíveis estratégias de prevenção e resolução deste tipo de conflitos. Aqui, alguns dos obstáculos frequentemente referidos pelos jovens em lidar com este tipo de problemas devem-se principalmente a uma lacuna nas opções de que dispõem para poder denunciar e impedir, de forma segura e efetiva, a evolução deste tipo de situações; quer devido à ausência ou à inadequação da intervenção prestada nestes casos. Neste momento, foi considerado crucial dar a conhecer a linha SOS-Criança que tem entre os seus principais propósitos auxiliar os jovens a denunciar ou lidar com situações desde género, de forma anónima, confidencial e efetiva.

Na avaliação da sessão efetuada pelos jovens, a linha SOS-Criança (116111) foi identificada como um recurso importante a utilizar numa situação futura. Adicionalmente, foi também referido que o caráter interativo desta ação promoveu não só, a partilha de ideias entre todos, como também ajudou a criar consciência do impacto que esta violência pode ter no outro e no seu papel ativo em contribuir para a sua resolução.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp