No âmbito do projeto de Mediação Escolar, a convite de diversos Gabinetes de Apoio e ao Aluno, foram dinamizadas várias sessões presenciais ou online para alunos, assistentes operacionais e pais/encarregados de educação:
No dia 3 de abril, as técnicas Ana Vicente, Teresa Damas e a estagiária Eliana Lopes, a atividade “Muito vamos aprender… a jogar e a conviver!”, dirigida a todos os alunos do 1.º Ciclo. A iniciativa contou com a participação de 88 crianças, acompanhadas pelos seus professores e por outros técnicos e profissionais da escola, que demonstraram grande interesse e entusiasmo pelos jogos. Através deste momento lúdico, foi possível evidenciar os vários benefícios dos jogos de tabuleiro: ensinam as crianças a lidar com a frustração, proporcionam bem-estar, estimulam a concentração, a memória, o raciocínio e a capacidade de tomar decisões, além de potenciarem as aprendizagens escolares. A atividade demonstrou ser muito rica, evidenciando um impacto significativo tanto nos alunos como nos professores, revelando-se uma estratégia com grande potencial para ser usada mais vezes em contexto escolar.
No dia 9 de abril, a técnica Ana Vicente dinamizou presencialmente duas sessões de sensibilização da ação “Gestão Positiva do Conflito”, dirigidas a 35 assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco.
Durante as sessões, foram abordados temas que suscitam especial preocupação junto dos profissionais educativos, nomeadamente os contornos dos conflitos em contexto escolar e a perspetiva de que, quando bem trabalhados com crianças e jovens, os conflitos podem ser oportunidades de crescimento e aprendizagem.
Refletiu-se também sobre a importância da comunicação nas relações interpessoais, quer na prevenção, quer na abordagem dos conflitos, assim como sobre a relevância do reconhecimento e gestão das emoções na sua resolução positiva. A ação foi muito participada, promovendo a reflexão, a partilha de experiências e a identificação de boas práticas aplicáveis no quotidiano escolar.
Nos dias 15, 16 e 22 de abril, a técnica Ana Vicente dinamizou, de forma presencial e online, quatro sessões de sensibilização da ação “Caminho para uma Comunicação Assertiva”, dirigidas a assistentes operacionais de vários Agrupamentos de Escolas. A 15 de abril, a sessão decorreu online e contou com a participação de 21 assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira. No dia seguinte, 16 de abril, realizou-se presencialmente com 25 assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas de Ansião. Por fim, no dia 22 de abril, teve lugar uma nova sessão online, desta vez com 23 assistentes operacionais do Agrupamento de Escolas da Amareleja. As sessões foram marcadas por uma forte participação e reflexão, permitindo a partilha de
experiências e boas práticas. No final, destacou-se a importância de estarmos atentos à forma como comunicamos com os outros — ao tom de voz utilizado, à comunicação não verbal expressa pelo interlocutor e à empatia nas interações do dia a dia.
A 30 de abril de 2025, foi dinamizada, pela Inês Vieira, uma sessão online dedicada ao tema “Brincar e Jogar: na promoção de relações saudáveis na família” voltada para os pais do Agrupamento de Escolas de Elvas. Com a participação de 9 pais, a sessão proporcionou um ambiente para explorar o papel fundamental do brincar no desenvolvimento infantil. Durante a sessão, foram discutidos os benefícios do brincar para o crescimento cognitivo, emocional e social das crianças. Os pais foram incentivados a refletir sobre como podem integrar atividades lúdicas no quotidiano dos seus filhos, promovendo um ambiente propício à aprendizagem e à criatividade.
A Psicóloga Inês Vieira dinamizou uma sessão presencial, no passado dia 10 de abril de 2025 para os pais do Centro de Nossa Senhora da Anunciação (Cáritas Diocesana de Coimbra), dedicada ao tema “Vamos falar sobre Regras/Limites e Consequências Saudáveis”. A sessão contou com a presença de 15 pais e durante a mesma, foram exploradas estratégias para a implementação de regras e limites de forma assertiva, sublinhando a importância das consequências saudáveis no desenvolvimento infantil. A conversa permitiu um espaço de partilha e reflexão, onde os pais puderam trocar experiências e adquirir ferramentas práticas para fomentar uma educação mais equilibrada e positiva em casa. A iniciativa revelou-se enriquecedora, reforçando a importância do diálogo e da coerência na parentalidade, elementos essenciais para um ambiente familiar saudável estruturado.
No dia 29 de abril, a técnica Teresa Damas e a estagiária de psicologia, Eliana Lopes, dinamizaram duas sessões de sensibilização com a temática “A importância de conviver juntos”, na Escola E. B. 1 de S. João do Campo. O objetivo foi promover a convivência em harmonia, essencial para construir uma sociedade mais justa e feliz. Viver juntos, sem violência, significa aprender a dialogar, respeitar as diferenças e entender que todos têm o direito de se expressar. O respeito pelos outros é a base para boas relações, pois valoriza a dignidade e os sentimentos de cada criança. Reforçou-se que ao surgirem conflitos, algo natural na convivência entre pares, é importante não recorrer à agressão, e procurar ajuda de adultos da sua confiança, como os pais, professores ou responsáveis, que podem orientar e encontrar soluções justas. Aprender a resolver problemas com empatia, diálogo e cooperação fortalece os laços entre as crianças e contribui para um ambiente mais
seguro e acolhedor para todos. Foram realizadas dinâmicas interativas, como a interpretação de uma canção intitulada “Sei quem sou” exibidos vídeos inspiradores e explorada a história infantil “Há uma raposa na minha escola”, que permitiram às crianças uma reflexão sobre a importância de agir com respeito pelo outro no seu dia a dia.