Projeto Mediação Escolar – atividade formativa

No dia 6 de maio de 2025, o IAC – Polo de Coimbra fazendo-se representar pelo técnico José Coelho, dinamizou três sessões de sensibilização, intituladas de “Somos todos diferentes!”, para alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, no Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas. Estas sessões que contaram com a presença de 72 alunos visam estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos, que tiveram a oportunidade de refletir sobre temáticas como a intolerância, o preconceito e discriminação, alertando para a importância da inclusão de todos e do papel ativo e interventivo de cada um para uma sociedade mais sã e mais justa.

Os alunos participaram em dinâmicas que potenciam a criação de laços e que permitem o desenvolvimento de um espírito mais empático e altruísta.

Salienta-se, segundo a opinião dos presentes, o cariz dinâmico e pertinente desta ação de sensibilização.

 

Ana Vicente dinamizou, no dia 12 de maio em formato online, uma sessão para uma turma do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas da Amareleja. A sessão intitulada “Vamos construir uma escola melhor!” Consciencializar para a indisciplina e o conflito!”, contou com a participação de 22 alunos. Partindo da questão “O que precisamos para uma escola melhor?”, refletiu-se sobre a importância de desenvolver competências socio emocionais que promovam o Saber Estar e o Saber Ser, fortalecendo, assim, o sentimento de pertença à escola. Foram abordados temas essenciais como o respeito pelas regras, a importância de dar o exemplo, a assertividade e a empatia, a valorização da diferença e a responsabilidade individual nas relações interpessoais. Sublinhou-se ainda que os conflitos fazem parte do quotidiano escolar e devem ser encarados de forma positiva, como oportunidades de crescimento e de aprendizagem. Neste sentido, destacou-se a relevância de uma comunicação eficaz e assertiva, bem como do reconhecimento e gestão das emoções. Com esta sessão, procurou-se sensibilizar os alunos para o seu papel ativo na construção de um ambiente escolar mais harmonioso e inclusivo, onde todos possam aprender e crescer em segurança e respeito mútuo.

 

No passado dia 14 de maio, a psicóloga Inês Vieira, dinamizou uma sessão de formação presencial sobre “Como fortalecer a comunicação com as crianças”, destinada a pais e encarregados de educação do Agrupamento de Escolas do Paião. A iniciativa contou com a participação de 14 pais e decorreu no âmbito do trabalho desenvolvido pelos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF). A sessão teve como objetivo proporcionar estratégias práticas e reflexivas para melhorar a comunicação entre pais e filhos, promovendo relações mais próximas, respeitosas e eficazes. Foram abordados temas essenciais como a escuta ativa, a importância do diálogo positivo, a gestão de emoções nas interações familiares e o impacto do reforço positivo na autoestima das crianças. Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar experiências, esclarecer dúvidas e explorar novas abordagens para lidar com os desafios do dia a dia na educação dos filhos. A formação foi marcada por momentos de envolvimento e interação, reforçando a importância do apoio parental para o desenvolvimento saudável das crianças.

 

No dia 15 de maio de 2025 Inês Vieira dinamizou uma sessão online para 7 pais do Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira, abordando o tema “Vamos falar sobre regras/limites e consequências saudáveis”. Durante esta sessão, foram discutidas estratégias para estabelecer regras e limites de forma eficaz, destacando a importância de implementar consequências construtivas e pedagógicas ao invés de recorrer a castigos meramente punitivos. A interação entre os participantes e a partilha de experiências enriqueceram a conversa, proporcionando aos pais ferramentas práticas para promover um ambiente educativo saudável em casa.

A 26 de maio de 2025, foi dinamizada, pela Inês Vieira, uma sessão online dedicada ao tema “Brincar e Jogar: na promoção de relações saudáveis na família” voltada para os pais do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa. Com a participação de 7 pais, a sessão proporcionou um ambiente para explorar o papel fundamental do brincar no desenvolvimento infantil. Durante a sessão, foram discutidos os benefícios do brincar para o crescimento cognitivo, emocional e social das crianças. Os pais foram incentivados a refletir sobre como podem integrar atividades lúdicas no quotidiano dos seus filhos, promovendo um ambiente propício à aprendizagem e à criatividade.

No passado dia 29 de maio de 2025, a Psicóloga Inês Vieira, do IAC – Polo de Coimbra, voltou ao Agrupamento de Escolas do Paião para dinamizar uma sessão dedicada ao tema “Regras, limites e consequências saudáveis”. A sessão reuniu um grupo de pais interessados em refletir sobre a importância de definir limites claros e consistentes no contexto familiar. Foram partilhadas estratégias práticas para estabelecer regras de forma positiva e eficaz, bem como formas de aplicar consequências que incentivem a aprendizagem e a responsabilidade nas crianças e jovens. A dinâmica presencial facilitou um ambiente de partilha e diálogo entre os participantes, que contribuíram com experiências pessoais e colocaram questões pertinentes, enriquecendo a sessão. Esta iniciativa integrou-se na missão do IAC em apoiar as famílias na construção de relações parentais mais conscientes e equilibradas.

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