Decorreu no dia 15 de fevereiro de 2023, em formato Webinar, o Encontro Nacional de GAAF “Pertencer e incluir: vamos lá refletir!”. Este Encontro, que se enquadra no âmbito do projeto de Mediação Escolar do IAC, conto com a participação de psicólogos, assistentes sociais, docentes, investigadores, estudantes, entre outros, num total de 338 inscritos e 180 participantes na plataforma Zoom / Facebook. Desde 1998 , o IAC intervém nas escolas pela implementação dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no âmbito do Projeto de Mediação Escolar, com o objetivo de auxiliar os alunos na procura de resolução dos seus problemas quotidianos de combater o absentismo e o abandono escolar e de estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social dos alunos e suas famílias.
Este Encontro pretendeu refletir sobre os desafios atuais do sistema educativo com enfoque nos processos de inclusão e no desenvolvimento de um sentimento de pertença à Escola e à comunidade educativa.
Dulce Rocha, Presidente do Instituto de Apoio à Criança, começou por salientar a pertinência da temática e a importância que o Instituto de Apoio à Criança tem atribuído, ao longo da sua existência, à Educação. Referiu o papel que os Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), no âmbito do Projeto de Mediação Escolar, têm desempenhado na Escola, na manutenção dos valores democráticos, inclusivos, tolerantes e de cidadania.
“Inclusão como sentimento de pertença”, foi o tema da excelente comunicação inaugural de Luzia Lima-Rodrigues que nos permitiu refletir sobre conceitos como as potencialidades, necessidades e expetativas como fatores prioritários e essenciais para fazer face ao direito de uma Educação Inclusiva, prioridade política registada no regime jurídico do decreto-Lei nº54/2018.
Filinto Lima abordou a temática “Muito Especiais… e depois?”, valorizando o papel de excelência da escola pública e salientando a importância do trabalho multidisciplinar feito por diversos profissionais da educação (psicólogos, assistentes sociais, terapeutas especializados, mediadores, educadores sociais), para além dos professores. Realçou, ainda, o papel da escola pública, quer ao nível educativo quer ao nível social, na inclusão de crianças e jovens migrantes e refugiados de guerra e em tempo de pandemia.
Conceição Malhó com a temática “Escola de Tod@s e para Tod@s: Comunidades Inclusivas e Interculturais em construção” apresentou-nos o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro como uma estrutura cuja força interna vem da grande diversidade dos seus alunos, sendo uma escola de referência para a educação bilingue de alunos surdos, de referência no domínio da visão, com unidade de apoio ao alto rendimento na escola e com uma grande incidência e integração de alunos de muitas nacionalidades, migrantes e refugiados. No seu dia-a-dia trabalham para proporcionar a todos os alunos um ensino de excelência e de bem-estar, baseados na amizade, inclusão, diversidade e respeito entre todos.
Paulo Pereira desenvolveu o tema “Incluir num mundo em guerra”, relevando a dificuldade atual de uma convivência sã nas comunidades e sociedades de uma forma estável e saudável. Em Portugal, o afluxo de pessoas, de famílias com crianças de várias partes do mundo é notório, fugidas da guerra, mas também de outros conflitos ou de pobreza nos seus países, com diferentes de traumas, experiências, expetativas e oportunidades diferentes, sendo o nosso país uma referência no acolhimento e integração na comunidade e nas escolas. Ainda assim, referiu vários problemas diários, estruturais, de comunicação, emocionais, com um grande peso sobre os “ombros” de muitas crianças e jovens e que são desafios que é preciso vencer e ultrapassar todos os dias. Termina na sua parte final da comunicação com o mote “vamos fazer sorrir estas crianças!”.
Este encontro foi, assim, mais uma iniciativa que possibilitou uma oportunidade formativa para as equipas GAAF, parceiros do Projeto de Mediação Escolar do IAC, de norte a sul do país. Consideramos que foi um momento formativo de enorme pertinência e muito atual, pelas ideias e metodologias partilhadas e pela riqueza das comunicações, que acreditamos terem ajudado a clarificar e a consciencializar para a importância do sentimento de pertença, a promoção do sucesso educativo e da inclusão de todos e de cada um na Escola atual e num mundo em constante mudança.