Nos dias 2 e 3 de julho decorreu em Malta a Convenção da Eurochild, na qual estiveram presentes, entre os membros associados, também Representantes das Nações Unidas, da Comissão Europeia, da Agência dos Direitos Fundamentais da UE e do Governo maltês para debater sobre a forma de combater a pobreza infantil e a exclusão social em toda a Europa.
O tema central da Convenção, co-organizada com a Malta Foundation for the Wellbeing Society foi «Promover soluções baseadas nos direitos para combater a pobreza infantil e a exclusão social em toda a Europa», debatido em breves conferências, dinamização de 15 workshops e visitas de estudo.
A Convenção teve como grandes objetivos, promover o intercâmbio de boas práticas no âmbito da promoção e proteção dos direitos humanos das crianças; potenciar a participação das crianças e jovens contribuindo desta forma para um diálogo mais inclusivo capaz de impactar as políticas nacionais e europeias.
Na introdução de 2 dias de trabalho intensos, mas revigorantes e inspiradores, a Secretária Geral da Eurochild – Sabine Saliba relembrou a importância do nosso trabalho. “(…) Nestes tempos desafiadores, o surgimento de movimentos de extrema direita na Europa, os conflitos em andamento na Ucrânia e em Gaza e o tratamento díspar de crianças nessas regiões ressaltam o trabalho que temos pela frente. Devemos amplificar nossas vozes, defender políticas justas e garantir que nenhuma criança seja deixada para trás. As discussões e workshops destacaram o poder transformador do desenvolvimento da primeira infância e a necessidade de reformas sistêmicas para lidar com as desigualdades estruturais. Juntos, podemos fazer a diferença.”
O IAC esteve representado por Paula Paçó, Responsável pela Área da Cooperação, que contribuiu para a dinamização de um dos workshops reforçando a importância das linhas de apoio à Criança e o impacto das campanhas de sensibilização para a prevenção de riscos online.