No passado dia 20 e 23 de janeiro, a E2O de Lisboa – território de Marvila, recebeu a visita de um agente da Polícia Judiciária e de duas agentes da PSP Escola Segura que dinamizaram duas sessões informativas, respetivamente sobre o tema “Internet Segura” e sobre o “Sim, à diferença”. As iniciativas tiveram como objetivo sensibilizar os jovens para os perigos da internet e para a importância do respeita pela diversidade.
Durante a sessão de dia 20 janeiro, o agente da PJ dinamizou a sessão informativa sobre o tema “Internet Segura” com o intuito de sensibilizar os jovens para os perigos da internet. Abordou o cyberbulling, a proteção de dados pessoais, os riscos das redes sociais, as fraudes online e alguns crimes cibernéticos. O agente destacou a importância de adotar comportamentos responsáveis e alertou para as principais ameaças que os jovens enfrentam no mundo digital.
Já na sessão de dia 23 de janeiro as duas agentes da PSP Escola Segura abordaram o tema “Sim, à diferença”, especificamente, questões relacionadas com a convivência em sociedade, o combate à discriminação e o papel da tolerância no fortalecimento de comunidades mais inclusivas. A palestra destacou, ainda, a importância de aceitar as diferenças de cultura, género, religião e opiniões, promovendo valores de igualdade e respeito mútuo.
A sessão foi um momento de aprendizagem e reflexão que deixou uma mensagem clara: o respeito pela diferença é o primeiro passo para uma sociedade mais justa e solidária.