Dia da Internet Segura 2021

No dia 9 assinala-se o Dia da Internet Segura cujo tema este ano é “Juntos por uma internet melhor”. Esta comemoração dadas as circunstâncias será feita  totalmente em formato digital. No site do programa da Better Internet for Kids podem encontrar um arquivo sobre as diferentes comemorações desde o seu início (Estamos na 18ª edição). 

A efeméride deste ano parte da Comissão Europeia http://www.saferinternetday.org e em organização conjunta das redes INSAFEeINHOPE: 

 o IAC em parceria com o Projecto MiudosSegurosNa.Net e a a Associação AjudAjudar lançaram recentemente um apelo à Presidência Portuguesa da União Europeia para que se chegue com celeridade a um acordo de Derrogação Temporária da Diretiva da Privacidade Eletrónica, para que assim sejam reativadas ferramentas (tecnologias específicas) que eram usadas para detetar, denunciar, remover e bloquear materiais com conteúdos abusivos envolvendo crianças. 

Outros apelos foram também disseminados por várias organizações europeias ligadas à defesa e proteção de Crianças e Jovens (algumas das quais parceiras ativas do IAC). Atualmente e com a agravante da pandemia que se instalou e passando as crianças e jovens cada vez mais tempo online, esta questão torna-se ainda mais premente. 
Poderão ler o “apelo” aqui.

 

Referências:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp