A equipa do Centro de Educação Formação, no âmbito da sua intervenção, desencadeou durante o mês de março ações de acompanhamento individualizado com 2 jovens. Estes apresentam grandes défices de competências pessoais, emocionais e sociais que se manifestam como um fator de risco para a sua integração social.
Neste sentido, o trabalho individual é uma das práticas da equipa: ajustamos a nossa intervenção de forma única, tendo em conta aspetos relativos à personalidade de cada jovem, na certeza de que cada um é diferente e traz consigo uma história de vida, hábitos e motivações que o tornam único e especial!
Uma vez por semana foram dinamizadas sessões lúdico pedagógicas que se caraterizaram por ser momentos privilegiados de trabalho, pela proximidade e tempo para investir na relação de confiança e de respeito em que os jovens são o sujeito ativo do seu percurso, valorizando os seus interesses e valores…
A intervenção é adaptada às necessidades individuais de cada jovem. Assim, numa das situações foi fulcral utilizar momentos de convívio com recurso à realização de pic-nic para trabalhar questões relacionadas com a autoestima, relações interpessoais e apoiar o jovem a encarar a fase de luto em que se encontra.
Por outro lado, e no que se refere ao outro jovem, houve a necessidade de intervir com vista a uma readaptação das relações interpessoais e comportamentais no seu quotidiano. Esta situação surge no decorrer de um pedido de colaboração da escola que o jovem frequenta.
Pretendemos contribuir para a alteração de hábitos e comportamentos, promovendo a autoestima e o respeito pelo outro, bem como a importância de escolaridade e hábitos de vida saudável.
O início do sucesso começa com o acreditar, com o reconhecimento e a valorização de que é sempre possível mudar!