Sensibilizar e Formar Crianças e Jovens

No mês de março, o IAC – Polo de Coimbra dinamizou sessões a distância, dirigidas a crianças do Pré-Escolar e a alunos do 2º e 3º ciclos e Secundário.

“Vamos assustar o Medo!” foi o título escolhido para a Ação de Sensibilização que decorreu no dia 23 de março, dirigida a 13 crianças do Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Escalada da Pampilhosa da Serra.

Esta sessão baseou-se no contar e ouvir histórias como forma de abordar os medos das crianças mais pequenas, particularmente nesta fase de incertezas e receios que todos vivemos.

A ação insere-se na Semana do SENTIR que decorreu neste Agrupamento e que incluiu várias sessões e atividades, dirigidas a alunos, alusivas aos sentimentos.

No âmbito do Programa de Mentorias do Agrupamento de Escolas de Ansião fomos desafiados pelo GAAF deste Agrupamento a dinamizar sessões formativas para um grupo de alunos mentores. A primeira sessão que decorreu no dia 24 de março sobre a temática “Estilos de Comportamento – Vem ser Assertivo!” contou com a participação de 72 alunos do 2º e 3º ciclos e secundário e foi direcionada para a promoção de competências comunicativas e relacionais assertivas.

O programa de Mentorias, previsto nas orientações emanadas pelo Ministério de Educação para a organização do ano letivo de 2020/2021, visa estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos. “Este programa identifica os alunos que, em cada escola, se disponibilizam para apoiar os seus pares acompanhando-os, designadamente, no desenvolvimento das aprendizagens, esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras, atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares.”

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp