Desde 2005, a Rede Construir Juntos tem tido um papel importante na otimização de respostas no âmbito das Crianças Desaparecidas e/ou exploradas sexualmente. Para aferir os procedimentos e sensibilizar os parceiros para a problemática, decorreu no dia 23 de junho, uma reunião temática da Rede que contou com a participação de 19 técnicos de várias instituições.
Nesta sessão, contámos com a colaboração das equipas do IAC-SOS Criança e Projecto Rua.
Maria João Cosme do IAC – SOS Criança apresentou toda a dinâmica da linha 116 000 – Criança Desaparecida, salientando a colaboração que a equipa do SOS poderá dar localmente a crianças, familiares e mesmo técnicos das diferentes instituições.
A partir da informação de desaparecimentos chegados à linha 116 000, é feita a difusão de apelos de busca junto dos parceiros da Rede Construir Juntos que, em articulação com o IAC, colaboram e dão apoio à criança vítima e/ou seus familiares, na sua área de influência.
Conceição Alves da equipa do Projecto Rua salientou o precioso contributo de todos os parceiros da Rede na procura e apoio psicológico e social às famílias e à criança e/ou jovem. Partilhou ainda a metodologia de intervenção da equipa do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil que intervém em situações de emergência face a jovens desaparecidos e/ ou explorados sexualmente, nomeadamente, sobre os que se encontram em fuga.
Por fim, foi feita uma sensibilização para a importância de existir um representante da entidade parceira que será o interlocutor em caso de apelos de crianças desaparecidas e que será garante da confidencialidade de todo o processo.