Observar para Cuidar Júnior

Há 22 anos, através de um anúncio, um chimpanzé de nome Gervásio ficou famoso porque terá conseguido aprender a fazer a ciclagem de embalagens usadas em 1 hora e 12 minutos. No final do anúncio era lançada a questão: – “E você, de quanto tempo mais é que precisa?”. 

Foi um anúncio provocador que ressoou nas nossas cabeças e terá contribuído para algumas mudanças de comportamento. 

Passados estes anos, continuamos a correr contra o tempo e infelizmente os segundos, os minutos e as horas do relógio são rápidos demais para que os possamos acompanhar.  

É com base na observação que testemunhamos diariamente no Bairro do Condado que emanou do Grupo Comunitário do Bairro do Condado, o projeto “Observar para Cuidar Júnior” que irá promover junto dos elementos mais novos da comunidade a formação de uma consciência mais ecológica. 

O projeto arrancou no passado dia 16 de fevereiro com uma ação de sensibilização junto do nosso grupo de jovens, dinamizada pela equipa do Departamento Higiene Urbana, Núcleo Sensibilização Ambiental, da Câmara Municipal de Lisboa. O passo seguinte será uma visita pelo bairro, com máquinas fotográficas em punho, a registar situações que requerem uma mudança comportamental (lixo no chão, dejetos de animais, etc.).    

Num momento posterior, os jovens irão produzir trabalhos que irão fazer parte de uma exposição itinerante no próprio bairro, para que a mensagem possa ser disseminada pela comunidade. 

Acreditamos que, tal como há 22 anos, serão as crianças a levar para as suas casas a mensagem e o apelo a um ambiente mais saudável e sustentável. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp