O IAC- Polo de Coimbra na Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Durante o mês de abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a equipa do IAC- Polo de Coimbra, envolveu-se em diversas atividades e iniciativas de forma a salientar o papel da sociedade civil na luta pelo bem-estar das crianças e da necessidade de as proteger, salvaguardando a sua integridade e os seus direitos.

Neste contexto, o Grupo Laço Azul Coimbra, do qual o IAC- Polo de Coimbra é parceiro, organizou no dia 20 de abril, um Seminário online inserido na 12ª Campanha de Prevenção de Maus Tratos a Crianças e Jovens, sob a temática “Promover Mentes Saudáveis”. Este momento de reflexão e partilha, que contou com cerca de 70 participantes, teve como objetivo divulgar estratégias potenciadoras do bom trato e do respeito pela dignidade e direitos das crianças e jovens, tendo um dos painéis sido dedicado ao Acolhimento familiar.

O Grupo Laço Azul Coimbra é uma parceria informal constituída por um conjunto de entidades de Coimbra que se uniram com o propósito de alertar para a problemática dos maus tratos na infância e de divulgar estratégias potenciadoras do bom trato e do respeito pela dignidade e direitos das crianças e jovens. Durante todo o ano, e particularmente no mês de abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância -, o Grupo Laço Azul Coimbra dinamiza atividades de divulgação, sensibilização e informação sobre os Direitos das Crianças e de prevenção das situações de maus tratos.

A convite do Museu POROS de Condeixa-a-Nova, Paula Duarte apresentou uma comunicação sobre os Direitos da Criança, com a presença de 25 participantes. Esta atividade que teve lugar no dia 9 de abril, inseriu-se no ciclo mensal de atividades “Aqui há… Laços”. Através da temática dos “Laços”, abordou-se o papel e relações com a criança ao longo dos tempos, procurando novos caminhos para a construção de um crescimento saudável e feliz das nossas crianças e jovens.

No dia 12 de abril de 2022, Cristina Barros e Paula Duarte, a convite da Câmara Municipal de Vale de Cambra, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Búzio, apresentaram a comunicação “Gestão de conflitos entre pares” no V Encontro de Assistentes Operacionais da Comunidade Educativa, subordinado ao tema “Bullying: identificar, prevenir e combater”, que teve lugar no Centro Cultural de Macieira de Cambra. Com esta iniciativa pretendeu-se sensibilizar e consciencializar os 45 assistentes operacionais presentes para o seu papel enquanto agentes ativos na promoção de competências socioemocionais nas crianças, assim como na prevenção e combate ao bullying.

No dia 18 de abril, Paula Duarte e Pedro Rodrigues estiveram na Unidade de Reabilitação do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra – Hospital de Sobral Cid, a falar sobre Direitos da Criança, tendo dinamizado a ação de sensibilização “Igualdades de oportunidades e Direitos da Criança”, dirigida a 20 utentes que se encontram em formação. O grupo de participantes teve oportunidade de conhecer melhor o Instituto de Apoio à Criança e as suas linhas de atuação. A ação evidenciou os Direitos da Criança e a sua defesa ao longo da história e na atualidade. De salientar a forte participação, reflexão e debate ao longo da ação, com um grupo muito interessado e conhecedor da temática.

A convite da Junta de Freguesia de Rio Mau – Penafiel, Ana Vicente e Cristina Barros, dinamizaram, no dia 22 de abril, duas ações de sensibilização “Bullying! Conhecer para Prevenir!” dirigida a 71 alunos do 1ºciclo e a 12 Assistentes Operacionais do Centro Escolar do Douro. Estas ações inseriram-se no contexto da Prevenção do bullying em contexto escolar. De destacar a simpatia do acolhimento e o entusiasmo e interesse revelado pelas crianças e adultos durante as sessões.

Foi, sem dúvida, um mês muito pleno de ações que, acreditamos, podem acrescentar valor à luta pela defesa e promoção dos Direitos da Crianças.

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp