Reunião de Entidades Mediadoras do Polo da Rede Construir Juntos

Decorreu no dia 6 de abril de 2022, a distância, uma reunião de entidades mediadoras regionais de Polo.

Estiveram representados 9 polos regionais da Rede Construir Juntos – Bragança, Braga, Viseu, Aveiro, Coimbra, Lisboa, Portalegre, Évora e Algarve, num total de 13 participantes.

Nesta reunião, Nuno Domingues do Setor Jurídico do IAC apresentou o projeto Justice Youthopia – improving children participation in legal proceedings e os produtos elaborados no âmbito do mesmo, os quais podem ser solicitados pelos parceiros ao IAC. Mais informação em https://iacrianca.pt/justice-youthopia/

Articularam-se ainda as ações definidas no Plano de Ação da Rede Construir Juntos e da Rede Juvenil Crescer Juntos para 2022, apelando-se à participação e envolvimento de todos nas ações da Rede num efetivo trabalho de parceria.

Estão a ser preparados workshops temáticos, tentando ir ao encontro das temáticas elencadas na última reunião anual da Rede, nomeadamente ao nível dos direitos das crianças, do direito a brincar e das competências parentais.

Com vista a celebrar o Mês dos Direitos da Criança e a comemorar o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, foi lançado o desafio de dar visibilidade às iniciativas, atividades, eventos…que promovam os direitos das Crianças, organizados durante o mês de novembro de 2022 pelas instituições parceiras da Rede Construir Juntos, dando assim voz e valorizando as iniciativas desta rede de parceiros.

O Seminário da Rede está previsto para o dia 10 de novembro, em Coimbra, sob a temática da Saúde Mental em Crianças e Jovens.

O Intercâmbio Nacional de Crianças e Jovens, no âmbito do projeto Rede Juvenil Crescer Juntos “Ambiente digital, irá decorrer nos dias 6, 7 e 8 de julho no Polo de Lisboa.

Informou-se que o Instituto de Apoio à Criança iniciou no dia 22 de fevereiro de 2022, Dia Europeu da Vítima de Crime, a Campanha “Nem mais uma palmada!” que irá decorrer durante todo o ano de 2022 e que visa combater a violência contra as crianças, com particular foco nos castigos corporais. Neste contexto, sensibilizaram-se os parceiros a associarem-se aos propósitos desta iniciativa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp