Campanha Justice Initiative Portugal

Em setembro de 2021, o IAC aderiu ao projeto europeu “Justice Initiative” cujo objetivo principal é chamar a atenção e influenciar a sociedade civil em geral e os decisores nacionais e internacionais, em especial, no sentido da consciência da necessidade absoluta de políticas práticas eficazes com vista à reparação dos danos causados a todas as crianças vítimas de todo e qualquer tipo de violência, mau-trato ou abusos sexuais. Trata-se de um trabalho de sensibilização, in-Formação, capacitação e influência de políticas de justiça no qual o IAC vê reconhecido o seu compromisso e papel fundamental na sociedade portuguesa, dado que faz parte do seu ADN. Ou seja, a defesa de Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais no desenvolvimento da estrutura, carácter e personalidade de toda a Criança entre as quais se destacam, neste projeto, as Crianças Vítimas de crimes de abuso.

Esta iniciativa pretende ver reconhecida, por parte do Estado e outras instituições, a sua responsabilidade na proteção e defesa dos Direitos Fundamentais de cada Criança que foi vítima estando sob sua proteção.

Pretende também que seja reconhecido que toda a Criança vítima sofre de trauma o qual exige uma reparação condigna, que deve ser devidamente acompanhada a todos os níveis: físico, emocional e financeiro. Só assim se perspetiva a possibilidade de a vítima superar o seu sofrimento com vista a que lhe seja efetivamente permitido em igualdade de oportunidades, um desenvolvimento integral, reparador e tanto quanto possível harmonioso. Fator que terá no futuro um impacto fundamental na formação do seu carácter, da personalidade e das escolhas pessoais, no percurso da sua vida.

Desta forma, o IAC está determinado a desenvolver esta Campanha, em Portugal, com o apoio dos seus parceiros nacionais e europeus para que, a todas as crianças portuguesas vítimas (ainda que já sejam adultas), seja reconhecido esse Direito Fundamental à Reparação dos danos, ajudando-as a ultrapassar os estigmas nefastos do medo e da vergonha que levam ao silêncio e, por conseguinte, consigam alcançar a paz e a tranquilidade.

Esta Campanha teve já início com a apresentação em Veneza de uma Exposição itinerante SHAME EXHIBITION, em maio passado, a qual irá percorrer os países envolvidos.

A Exposição é composta de retratos e testemunhos de Vítimas que aceitaram contar a sua história, na esperança de ajudar outros sobreviventes e de sensibilizar decisores políticos, igreja e sociedade civil para as consequências dos maus-tratos/ abusos de crianças. Portugal também está representado por um jovem adulto, vítima de maus-tratos enquanto criança em instituição de acolhimento e cujo testemunho, generosidade e coragem muito nos tocou e honrou.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp