Intercâmbio Nacional de Crianças e Jovens

Chegou o momento mais esperado do ano para as crianças e jovens que participaram no projeto “Ambiente Digital”: o Intercâmbio Nacional da Rede Juvenil Crescer Juntos!

Depois de dois anos em que a pandemia impediu a organização deste tipo de encontros, foi possível reunir de 6 a 8 de julho, na Quinta das Águas Férreas, em Caneças, 35 participantes (25 crianças e 10 técnicos) dos Polos da Rede Construir Juntos de Braga (CCSSanto Adrião), Coimbra (IAC- Polo de Coimbra, CFCRainha Santa, CJFrancisco de Assis), Lisboa (IAC-Projeto Rua, Área da Cooperação, Ajuda de Mãe, Évora (Cercimor, CAFAP Monte Dentro) e Algarve (CASLAS-Lagos).

No primeiro dia, houve lugar a algumas dinâmicas de apresentação e de quebra-gelo, jogos cooperativos e uma caça ao tesouro. Foi, ainda, o momento para os jovens, num verdadeiro exercício de participação, apresentarem os trabalhos realizados durante o ano nos diferentes polos, demostrando grande à vontade, dinamismo, autonomia e espírito crítico.

No segundo dia, de carácter mais lúdico e cultural, o grupo visitou a cidade de Lisboa, tendo sido desafiado a registar lugares emblemáticos da cidade – monumentos, janelas, calçada portuguesa, miradouros lisboetas, escadarias… num Photo Paper. Ao final da tarde ainda fomos ao assistir à peça de teatro “Não me faças perder tempo”, experiência inédita para a maior parte dos jovens participantes.

No último dia, apresentaram-se os registos produzidos no âmbito da atividade do Photo Paper que permitiram mostrar a criatividade, originalidade e diferentes perspetivas ao olhar a cidade. Avaliou-se o Intercâmbio e refletiu-se sobre o tema a trabalhar no próximo ano letivo. O grande tema continuará a ser o “Ambiente Digital”, no entanto cada Polo será livre de explorar o sub-tema que mais lhe faça sentido, aproveitando as potencialidades que o mundo digital oferece.

Foram 3 dias muito intensos, com muito calor, mas com a certeza que todos os jovens participantes saíram mais enriquecidos e conscientes de que a sua voz conta.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp