No Natal seguimos uma estrela…

O Natal é para muitas das pessoas que acompanhamos uma época triste, vazia de relações afetivas saudáveis e povoada de memórias de ausência. Não podendo voltar atrás, podemos colorir o presente e proporcionar momentos de reencontro e alegria.  

Somos uma equipa que surge na vida dos jovens e das suas famílias em momentos sobretudo críticos, quando aqueles escolhem a rua (rejeitando a sua família ou casa de acolhimento) e não são raras as vezes que manifestam resistência ao estabelecimento de uma “relação de ajuda” e em que se deixarem cativar. Preferem a vida que já conhecem, sem motivação para mudanças. Mas a nossa persistência e determinação vão abrindo lentamente e a cada dia que passa a “porta “de cada um. Jovens e famílias vão descobrindo que estamos a seu lado e que, se não tivéssemos insistido, jamais teriam tido a oportunidade de viver novas experiências, de revisitar algumas das suas vivências e de as redimensionarem “dentro de si”. É essencial partir em busca da estrela cintilante que são os sonhos e empenhar-se na sua concretização. No IAC contribuímos para que cada um se sinta empoderado para tornar real a “vida sonhada”.  

Neste Natal, a nossa festa contou com a presença de 10 famílias. E foi um momento de convívio e amizade, fortalecendo os laços que caracterizam também esta época.  

A cada família foi dada a possibilidade de escolher decorar uma árvore, coroa ou floco de neve. Cada agregado “deu asas ” à sua criatividade e o resultado final foi bastante colorido e diversificado, mas, acima de tudo, foi o mote para interações prazerosas e saudáveis.   

Construímos casinhas de chocolate e confecionámos bolachas com a colaboração de uma estagiária, inspirados pelas suas tradições suecas. Este atelier proporcionou um enriquecimento cultural e gastronómico, valorizando a participação de todos, sobretudo dos jovens que se encontram a frequentar cursos formativos na área da restauração e da pastelaria.  

Em período de férias, fomos ao cinema com cerca de 25 jovens, tendo os mesmos optado  pelo “Pantera Negra “.  

Fomos ainda à Worderland Lisboa onde a diversão, o convivo e os sorrisos marcaram um dia especial.  

A nossa intervenção pauta-se pelo estabelecimento de uma relação de confiança, em que o que nos une é a compreensão, a empatia, a proximidade e a esperança. Sabemos o quanto relações saudáveis, estáveis e duradoras podem reparar passados de rejeição e abandono. Conscientes que as atividades vivenciadas com entusiamo e motivação impulsionam mudanças significativas, procurámos proporcionar aos jovens e às suas famílias momentos de lazer, mas também de aprendizagem e criação de novos horizontes.  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp