Maio, o mês da plantação, exploração e criação

Os jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa, plantaram a sua Horta Escolar e têm mantido os cuidados e tratamentos da mesma, mas não deixaram de viver aventuras fora da escola. 

No decorrer do projeto “O Ciclo da Natureza”, com o intuito de refletir sobre o dualismo ser humano/ Natureza e incentivar a conexão entre os mesmos, os jovens realizaram visitas ao Museu de História Natural e Ciência e ao Jardim Botânico, de Lisboa. De forma a explorar os dois locais os alunos utilizaram a ferramenta Padlet. 

Relembrando a exposição e a visualização de um carro de guerra museológico “Chaimite”, organizada pela Junta de Freguesia de Arroios, os jovens desenvolveram, já no mês de maio, um Peddypaper alusivo ao 25 de abril. No centro de Lisboa, com o intuito de enriquecer as suas competências histórico-culturais, traçaram o percurso semelhante ao do Movimento das Forças Armadas. 

Posteriormente, no enquadramento do projeto em desenvolvimento – “Qual o teu lado artístico?”, os jovens exploraram o Museu do azulejo, através de um Peddypaper e de uma Oficina de Pintura de Azulejo, na tradicional técnica da majólica, com o propósito de transmitir a história do Azulejo em Portugal, procurando destacar a necessidade e importância da proteção daquela que é a expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa no mundo. 

As atividades do interior e exterior contribuem para a formação integral dos jovens, tal como, a mobilização das competências-chave desenvolvidas ao longo do ano letivo. Posto isto, além das visitas de estudo, os jovens também receberam a visita da Divisão de Intervenção nos Comportamentos e nas Dependências, concedendo aos jovens uma ação de sensibilização para os comportamentos aditivos e dependências. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp